Jaru Online
Jaru, 23 de novembro de 2024

120 milhões de brasileiros acessam a internet diariamente

Pixabay

Em um mundo cada vez mais conectado, ter uma população engajada na internet é de suma importância econômica para os países. Sendo assim, fatores como internet de alta velocidade e acessibilidade móvel se tornaram itens essenciais na sociedade em que vivemos. Nesse aspecto, o Brasil parece estar caminhando na direção correta e seguindo uma tendência global.

Dos 134 dos 211 milhões de habitantes que residem no País contam com acesso à internet — o que corresponde três em cada quatro brasileiros. Desse montante, 120 milhões acessam a internet todos os dias, aponta a pesquisa TIC Domicílios 2019. Ou seja, 56% da população brasileira está conectada à web diariamente.

Brasil é o 4º país com maior tráfego de internet a nível global

Com mais da metade dos brasileiros engajados todos os dias na internet, o Brasil já é o 4º país com o maior tráfego de internet do mundo. É o que aponta um levantamento de 2020, realizado pela companhia estadunidense SimilarWeb.

De acordo com esse estudo, que levou em conta o número de visualizações de páginas na web, os Estados Unidos lideram o ranking, com cerca de 300 bilhões de pageviews por mês. Logo atrás dos estadunidenses vem a Rússia (com 100 bilhões), a China (com 90 bilhões) e, por fim, o Brasil (com 80 bilhões).

Outro dado relevante para o País, segundo uma pesquisa divulgada pela consultoria App Annie em 2020, é que a população brasileira está entre as três que mais passam tempo em aplicativos. O Brasil só fica atrás de China e Indonésia nesse quesito.

Pixabay

Em média, os brasileiros gastam 3 horas e 45 minutos em aplicativos diariamente, apenas 15 minutos a menos que os chineses. Na liderança estão os indonésios, que passam 4 horas e 40 minutos diários em apps.

Como fator influente para ter esse cenário, vale destacar que entre 2016 e 2020 o número de cidades com cobertura 4G no Brasil aumentou consideravelmente, saltando de 560 para 4.997 munícipios com acesso a essa tecnologia atualmente. Se considerarmos que o Brasil é composto por 5.570 cidades, falta muito pouco para que todo o território nacional esteja coberto pela rede 4G.

Porém, ainda há algumas pequenas lacunas que precisam ser preenchidas no que diz respeito ao seu alcance de internet com alta velocidade em algumas regiões. Em Rondônia, por exemplo, 8 dos 52 municípios do Estado não contavam com rede 4G disponível até o ano passado — segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Brasil está entre os principais consumidores de entretenimento online no mundo

O alto número de pessoas conectadas à internet diariamente no Brasil reflete a força do entretenimento online em diversos setores, como por exemplo o streaming. Para se ter uma ideia, dois dos serviços de streaming que contam com maior número de assinaturas no País, Globoplay e Netflix, têm mais assinantes que a TV paga em todo território nacional.

Segundo a Anatel, o mercado de TV por assinatura no Brasil conta com 14,9 milhões de assinantes atualmente. Para efeito de comparação, a Globopay, com 20 milhões, e a Netflix, com 17 milhões, contam com 37 milhões de assinaturas somadas.

O setor aquecido do streaming nacional também impulsionou a popularidade do setor de jogos no País, colocando o Brasil entre as três maiores audiências cativas de eSports (esportes eletrônicos) a nível global. Segundo a empresa de consultoria Newzoo, uma das referências mundiais em estudo de mercado no setor de entretenimento, há mais de 21,1 milhões de brasileiros que são considerados fãs de eSports.

Além disso, a 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), divulgada em 2020, mostrou que 73,4% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo eletrônico — a maioria em smartphones. Não por acaso, grandes empresas de entretenimento como a Betway, uma das líderes em jogos de cassino online no Brasil e no mundo, estão investindo cada vez mais recursos para oferecer serviços de streaming de alta qualidade para os clientes.

Tecnologia 5G promete transformar o mundo e já começou a ser implementada no Brasil

Pixabay

O mundo está se tornando móvel e, com isso, as bandas de emissão existentes estão ficando sobrecarregadas, levando a ocorrer instabilidade no serviço, especialmente quando um volume alto de pessoas está tentando acessar serviços móveis online simultaneamente e na mesma área de cobertura. Para resolver esse impasse, a eminente chegada da tecnologia 5G será fundamental no progresso tecnológico global.

Uma das grandes vantagens do 5G sobre o 4G está na velocidade de transferência de dados. Em média, as redes móveis 4G atuais oferecem cerca de 45 Mbps (megabits por segundo). Em um paralelo, a fabricante de chips Qualcomm avalia que o 5G pode alcançar uma taxa de download até 20 vezes mais rápida.

Além disso, O 5G também proporciona baixa latência e uma maior largura de banda, o que significa poder lidar com muito mais dispositivos conectados do que as redes anteriores, possibilitando o desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias, que vão da automação industrial até a medicina.

Mesmo que em baixa escala, o 5G já é uma realidade em alguns locais do Brasil. Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o serviço estará disponível nas capitais brasileiras até meados de 2022. O ministro acredita que a chegada do 5G no País poderá render 10 milhões de empregos com a implementação da internet das coisas — inovação tecnológica que tem como principal meta interligar os itens utilizados do dia a dia ao mundo online.

 


COMPARTILHAR

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

LEIA TAMBÉM