“A História que ajudamos a construir de um jeito que sempre queríamos ver”. Assim definiu o professor Elias Gonçalves, idealizador do projeto “Trajetória de Campeões”, transformado em livro e lançado com sucesso na manhã desta segunda-feira (14) na escola estadual Plácido de Castro, em Jaru. A construção da obra biográfica pelos alunos do 3º Ano do ensino médio contou com o apoio de todos os profissionais do estabelecimento de ensino e da direção da escola que não mediu esforços para que a obra, chamada pelo responsável pelo então projeto como obra-prima, se tornasse realidade.
A ideia de se desenvolver um projeto que marcasse a vida estudantil dos alunos que concluirão o ensino médio em 2016 e da própria escola em seus 46 anos de existência surgiu ainda no primeiro semestre deste ano quando o professor Elias Gonçalves começou a lecionar a disciplina de História na instituição. Satisfeito com a receptividade dos profissionais da escola e, principalmente, dos estudantes, Gonçalves pensou em retribuir à altura com a realização de um projeto que marcasse positivamente os envolvidos no processo ensino-aprendizagem não apenas nos momentos atuais, mas para toda a vida.
A frase “pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”, de Heródoto, o pai da História, foi o lema inicial que desencadeou todas as ações do projeto Trajetória de Campeões. Construída em conjunto com alunos e servidores do estabelecimento de ensino, as ações tiveram como foco a elevação da autoestima, uma vez que a valorização pessoal pode influenciar positivamente na vida social de cada indivíduo. No decorrer do projeto, os alunos do 3º ano do ensino médio entrevistaram os colegas de classe para produzirem os textos que compuseram a primeira obra do gênero em Jaru produzida por estudantes concluintes da educação básica.
Durante a solenidade de lançamento do livro ficou evidente a satisfação não apenas dos protagonistas da obra, mas de toda a escola. A aluna Sara Line Silveira Araújo representou os demais estudantes no cerimonial e enfatizou ser muito importante a escrita de um livro pelos alunos da mais antiga escola do município que ainda se encontra em atividade, uma vez que ficará registrada no papel a importante passagem da turma no estabelecimento de ensino.
A escola municipal Pato Donald foi homenageada na solenidade por ser a instituição educacional externa que mais aparece na produção literária dos alunos. O encontro da professora Laura Cristina Venturelle que lecionou ainda na educação infantil para vários alunos que hoje estão concluindo o ensino médio foi emocionante e a educadora recebeu um exemplar das mãos de sua ex-aluna, a estudante Lizandra Francisco de Jesus. A segunda homenagem realizada na manhã de segunda-feira (14) foi direcionada à professora Zilda Bispo da Silva lembrada pela estudante Aglindia Natieli Almeida de Jesus por ser muito carinhosa quando foi professora da aluna na 3ª série (4º ano) do ensino fundamental.
As ações descritas no projeto idealizado pelo professor Elias Gonçalves garantiram a entrega de um exemplar do livro “Você é Insubstituível” escrito por Augusto Cury em 2002. Considerando os critérios importantes para o aprendizado escolar, os professores que lecionam no 3º ano escolheram ao todo vinte estudantes para receberem um livro do escritor nacional, cuja obra retrata a importância da autoestima na vida do ser humano.
Além dos alunos, todos os professores que lecionam nas duas turmas que concluirão em breve a educação básica na instituição receberam um exemplar do livro “Trajetória de Campeões”. Alguns livros estarão disponíveis na biblioteca da escola, servindo assim de fonte de pesquisa e inspiração para alunos e professores que porventura possam frequentar a escola nos próximos anos.
Fonte: Assessoria