Jaru Online
Jaru, 27 de outubro de 2024

Rondônia registra mais policiais mortos por Covid-19 do que assassinados em 2020

Sete policiais, entre civis e militares, foram mortos pela Covid-19 no ano de 2020 em Rondônia. O número é 75% maior que o de agentes que foram vítimas de assassinatos na ruas do estado.

Esse levantamento foi realizado pelo G1 com base em informações coletadas nas polícias Civil e Militar e nas secretarias da Segurança Pública dos estados.

Os números também apontam que a doença tem afetado a rotina das corporações. Quase 30% dos agentes foram afastados de suas atividades em algum momento da pandemia por apresentar sintomas, fazer parte de algum grupo de risco ou ter de fato contraído o novo coronavírus.

Em 2020 o estado teve:

  • 7 policias, sendo dois militares e cinco civis, mortos com Covid-19;
  • 4 policiais assassinados, estando todos fora do horário de serviço;
  • 29,06% do efetivo da Polícia Militar afastado em algum momento da pandemia, o equivalente a 1.518 agentes;
  • 12,61% do efetivo da Polícia Civil afastado em algum momento da pandemia, o equivalente a 223 profissionais.

Covid no Brasil

A Covid-19 provocou somente no ano passado a morte de 465 policiais no Brasil. É mais que o dobro do número de agentes assassinados nas ruas do país em 2020. Todas as unidades da federação tiveram ao menos um policial morto pela doença no ano passado. Confira os dados de cada estado.

Esse número hoje é certamente maior, já que não são levados em conta no dado os primeiros meses deste ano, quando a Covid-19 atingiu seu pico.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os pedidos foram feitos para as assessorias de imprensa das corporações e por meio da Lei de Acesso à Informação.


COMPARTILHAR