O feriado nacional de Tiradentes, nesta quarta-feira (21), pode alterar o funcionamento de serviços públicos e estabelecimentos comerciais em Rondônia.
De acordo com o último decreto de distanciamento social divulgado pelo governo na sexta-feira (16), todas as atividades comerciais estão autorizadas a acontecer de segunda a domingo, até as 23h.
Confira o que abre e fecha em Rondônia nesta quarta-feira (21):
Governo de Rondônia
O governo informou que o Executivo Estadual estará em feriado neste 21 de abril.
Prefeitura de Porto Velho
Não haverá expediente nos órgãos públicos do Poder Executivo Municipal, inclusive nas Autarquias e Fundações.
As Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), compreendendo as Unidades Básicas de Saúde, o ambulatório especialidades (CAPS, CER,SAE, CIEVS, CRSM, Policlínica Rafael Vaz e Silva, CEM), as Unidades de Saúde de Urgência e Emergência 24 horas devem funcionar normalmente.
As Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Serviços Básicos – Semisb), que operam na limpeza pública e Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentações (Suop) e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Serviços Básicos (Semisb), que operam nos serviços de drenagem, asfalto e tapa buraco, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), que realiza o serviço de inspeção animal e Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), que realiza a fiscalização e segurança do trânsito, organizarão turnos para revezamento, de forma que não tenha a interrupção da continuidade dos serviços prestado.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o feriado não é considerado dia útil, e por isso não haverá atendimento.
Comércio
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio), o comércio de Porto Velho não tem impedimento para funcionar, partindo de cada estabelecimento a decisão de operação.
Já no interior do estado, a Federação diz que o comércio pode funcionar, desde que as empresas, que tiverem sindicatos que são representados pela Fecomércio e seus Sindicatos Patronais filiados, não utilizem a mão de obra de seus funcionários, “tendo em vista a sentença judicial que proíbe a utilização de mão-de-obra do trabalhador, sujeito a multa no valor de R$ 50.000,00”.
Shoppings
Os shoppings podem operar em horário normal, com até 30% da capacidade de pessoas no local, incluindo as praças de alimentação, de acordo com o decreto. Durante o feriado, cada loja pode decidir o próprio funcionamento.
Restaurantes
Conforme o decreto estadual, bares e restaurantes podem funcionar com som acústico e som ao vivo, desde que sejam vedadas as interações dançantes, com a venda de bebidas alcoólicas para consumo no local ou para retirada somente até as 23h e sem a comercialização de bebidas alcoólicas após às 23h.
Vacinação
Em Porto Velho, a imunização acontecerá no Colégio Joaquim Vicente Rondon, na zona sul, das 9h às 13h. Apenas idosos que precisam tomar a segunda dose e trabalhadores das forças de segurança e salvamento que fizeram agendamento, devem comparecer para receberem o imunizante.
Em Ji-Paraná, de acordo com a prefeitura, a vacinação também terá uma pausa durante o feriado, retornando na quinta (22), das 7h30 às 16h, com o início da imunização de idosos com idade a partir dos 64 anos.
Já em Vilhena, a vacinação para idosos de 62 anos acontece normalmente nesta quarta (21), das 8h às 13h, em quatro locais: Câmara Municipal de Vereadores, Centro de atendimento ao Idoso e escolas Ivete Brustolin e Álvares de Azevedo.