Thiago Flores, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), foi eleito prefeito de Ariquemes (RO) pela primeira vez no último final de semana. Na primeira entrevista concedida à Rede Amazônica, após a vitória nas urnas com 58,07% dos votos, o novo prefeito afirmou que vai governar para todos e que a primeira providência do mandato será unir a cidade, que para ele ficou dividida durante a campanha acirrada nas Eleições 2016.
Sobre o processo de transição do poder executivo, Thiago Flores diz que fará a apresentação de sua equipe até o final do mês. Ele garante que vai fazer um mandato participativo, com a valorização do servidor público de carreira e encerrou a entrevista dizendo que é preciso virar a página, desmontar os palanques.
Veja como foi a entrevista do candidato eleito, exibida no Jornal de Rondônia – edição de Ariquemes:
Luiz Martins: O Jornal de Rondônia está de volta e nós vamos conversar com o prefeito eleito de Ariquemes Thiago Flores, saber das propostas e dos projetos. Primeiro boa noite e seja bem-vindo ao nosso estúdio.
Thiago Flores: Boa noite, Luiz. Boa noite a todos que nos assistem.
Luiz Martins: Thiago, qual foi o momento decisivo da sua campanha, que você acha que foi favorável para a sua candidatura e a sua eleição nesse momento?
Thiago Flores: Na verdade do meio da campanha para o final em especial, quando a gente começou a fazer os nossos encontros a céu aberto. Fizemos algumas reuniões em esquinas de ruas e em entroncamentos de bairros. Conforme nós íamos fazendo essas reuniões, percebemos que a quantidade de pessoas só ia aumentando. Então inicialmente, para quando a gente fazia reuniões para 30 pessoas, 40, nós demos um grande salto quando escolhemos essa estratégia e começamos a falar para 150, 200 pessoas. E a gente percebeu que quando caminhava junto nas ruas, fazendo o corpo a corpo, quando a nossa musiquinha ia tocando as pessoas saiam de dentro de suas casas e iam ao encontro da gente para nos receber, para dar uma palavra de incentivo, de apoio. Então esse foi o momento crucial, quando nós percebemos realmente que nossa campanha ganhou muito volume, muito corpo, muita adesão popular e aí nós pensamos que ninguém segurava mais.
Luiz Martins: Por causa do período eleitoral você acredita que a cidade ficou dividida e que vai ser preciso fazer uma reunificação a partir desse momento?
Thiago Flores: Com certeza. Nós vivemos uma democracia e entendemos que parte das pessoas inicialmente lá na campanha optaram em hipotecar o seu apoio ao candidato adversário. Como eram só dois candidatos, naturalmente a cidade ficou polarizada. Mas agora com o final das eleições é hora de desmontar os palanques e saber que o prefeito começa seu mandato governando para todos. Então competirá a nós fazermos realmente essa união de Ariquemes novamente, a pacificação de Ariquemes, para que possamos realmente transmitir essa mensagem. A partir de janeiro de 201, prefeito Thiago Flores e Lucas Follador governará para os 104 mil habitantes de nossa cidade.
Luiz Martins: Já foi pensado esse período de transição?
Thiago Flores: Com certeza, nós já provavelmente até o final deste mês já protocolaremos um ofício junto ao atual prefeito, apresentando nossa equipe de transição para que possamos já de imediato tomarmos pé realmente da situação econômica, financeira da prefeitura. Conversar com os servidores públicos, tranquiliza-los e a partir desse momento, dessa faixa de transição, dessa equipe de transição, prepararmos para que a partir de janeiro já comecemos com ações afetivas, com ações efetivamente pautadas aí sobre essas informações que carrearemos durante essa equipe de transição.
(Foto: Jeferson Carlos/G1)
Luiz Martins: Thiago, e como fazer para transformar as promessas de campanha em realidade, para que isso não fique somente nas promessas, para que não seja apenas no papel?
Thiago Flores: É, a gente tem que executar o nosso plano de governo, um plano de governo que foi sério, que foi elaborado por várias mãos, um plano de governo executável. Então nós já temos a receita do bolo. Basta agora escolher os cozinheiros né. Nós temos que nos cercar nos secretariado, de pessoas que tem essa aptidão, que tem essa afinidade política com que gente pensa, pessoas técnicas nos cargos certos para que possamos realmente materializar essas ações que foram pensadas no nosso plano de governo.
Luiz Martins: E como que vai ser formada esta equipe, seja a equipe de transição e a equipe que vai te ajudar a governar o município. Durante a tua campanha foi se falado muito em meritocracia. Os funcionários públicos de carreira serão valorizados, como vai ser feito a escolha das peças que vão compor esse governo?
Thiago Flores: Exatamente, nós tivemos uma equipe muito boa de voluntários que nos ajudou nessa caminhada. Eles serão lembrados sim porque são pessoas técnicas, pessoas que tem conhecimento, que tem bagagem, mais a preferência como eu já afirmei na nossa campanha será para o servidor público de carreira. Eu sou servidor público de carreira, eu sei o que pensa o servidor, o que ele gosta de ver, então a nossa preferência será realmente para a valorização do servidor público de carreira.
Luiz Martins: Encerrado esse momento de campanha, qual que é a tua avaliação do processo eleitoral e qual que é a sua mensagem para o prefeito de Ariquemes e o candidato que foi derrotado nessas eleições?
Thiago Flores: É, a gente no começo da campanha firmamos um compromisso de fazer uma eleição limpa junto à OAB. Nossa parte a gente honrou fielmente esse compromisso. É obvio que no calor das discussões de ambos os lados houve algum tipo de ataque, mas a gente tem maturidade política suficiente para perceber que tudo agora tem que acabar. Nós viramos a página né, não vai haver perseguições de minha parte, não haver busca para saber quem disse isso ou aquilo. Como eu mencionei, é hora de desmontar os palanques e fazer com que Ariquemes tenha a ciência, a consciência que o seu prefeito Thiago Flores governará para todos.
Luiz Martins: Thiago, agora deixamos esse minuto final para os seu agradecimento, agradecer os votos recebidos nessa campanha.
Thiago Flores: Muito obrigado pela oportunidade. A nossa campanha começou de fato desacreditada, mas nós conseguimos fazer com que no transcorrer dos dias, na evolução da campanha nós conseguíssemos chegar mais perto daquelas pessoas que mais precisam dos serviços públicos essenciais. Partimos para os bairros mais periféricos e mostramos para essas pessoas que nós temos propósitos para fazer com que os nossos serviços públicos prestados pela prefeitura, seja mais eficiente. Então é para eles que eu me dirijo agora, nós faremos um mandato participativo a população de Ariquemes será. Ela pertencerá as decisões politicas, ela sentirá esse sentimento de pertencimento das decisões políticas que nós iremos adotar. Nós vamos chamar a sociedade ariquemense, o povo de Ariquemes para juntos tomarmos as decisões que definirão os rumos dessa cidade. Então a mensagem final que fica é essa: nós faremos um mandato participativo voltado para as pessoas.
Luiz Martins: Muito obrigado candidato Thiago Flores, boa sorte no seu mandato.