Um falso psicólogo foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira (26), em Ji-Paraná (RO). Segundo apontou a investigação, há vários anos o homem chantageava os pacientes e ameaçava expor as revelações feitas por eles nas consultas.
As investigações da operação Alter Ego começaram no ano de 2019, após uma denúncia feita pelo Conselho Regional de Psicologia à PF.
Na ocasião, o próprio suspeito teria tentado solicitar um registro profissional de Rondônia ao órgão, porém utilizou documentos falsos e o Conselho de Psicologia avisou a polícia.
Para atender os pacientes em clínicas e na sua própria casa em Ji-Paraná, o homem tentava dar um aspecto de ‘credibilidade’ e, para isso, utilizava indevidamente o registro profissional legalizado de um psicólogo do estado de São Paulo.
Após as consultas, o falso psicólogo começava ameaçar seus pacientes dizendo que iria divulgar as situações contadas por eles durante a sessão.
PF cumpre mandado na casa do falso psicólogo em Ji-Paraná — Foto: PF/Reprodução
Nesta sexta-feira foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do suspeito, em Ji-Paraná, mas ele não foi preso e nem seu nome divulgado.
Ele deve responder na justiça por exercício ilegal da profissão, uso de documentos falsos e falsidade ideológica.