Jaru Online
Jaru, 23 de novembro de 2024

Desenvolvedor de RO cria plataforma para ajudar produtores rurais a monitorar suas áreas contra incêndio, desmatamento e mineração ilegal

Um desenvolver de software de Rondônia lançou nesta segunda-feira (22), uma plataforma que ajudará pequenos produtores rurais a monitorar, de forma gratuita, incidentes como focos de incêndio, desmatamento e mineração ilegal dentro da sua área ou no entorno dela.

“A idéia principal é trabalhar sustentabilidade e preservação do meio ambiente, focando em ajudar o homem do campo”, disse Mário Fraga, desenvolver da plataforma.

A plataforma, batizada de “Monitoramento Rural“, promete enviar alertas em tempo real para os produtores inscritos. O desenvolver garante que os produtores podem receber os alertas através de WhatsApp e e-mail.

“As notificações de incêndio por exemplo, acontecem em tempo real”, explica Mário.

Alerta de desmatamento dentro de uma propriedade rural em Rondônia — Foto: Reprodução/Monitoramento Rural

Alerta de desmatamento dentro de uma propriedade rural em Rondônia — Foto: Reprodução/Monitoramento Rural

“O foco é você [produtor] ser notificado do que aconteceu dentro da sua área, porque imagina, o cara tá passando o final de semana na cidade e acontece um incêndio na propriedade vizinha, ou na propriedade dele, ele pode ser avisado na hora e tentar salvar alguma coisa, ele pode ser avisado se tem alguém querendo fazer grilarem ou desmatamento a terra dele”, explicou Mário Fraga, que desenvolve plataformas há 18 anos.

De acordo com Mário, a plataforma é inédita no Brasil e será gratuita para produtores com áreas de até 60 ha. Para médios e grande produtores, uma taxa será cobrada.

Fonte: g1.globo


COMPARTILHAR