Rondônia teve o estande mais visitado da região Norte durante a 44ª Feira da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem). Foram contabilizadas 8600 mil visitantes nos três dias de evento, realizado no Centro de Convenções Expo Center Norte, em São Paulo.
Além do estande da Setur (Superintendência Estadual de Turismo), o estado contou com a participação de 47 agências de viagem rondonienses.
Ante a grandeza da feira, que mobiliza empresas, trade, imprensa especializada, investidores e turistas, a Setur adotou uma estratégia simples para atrair a atenção: mostras da gastronomia regional, artesanatos e folclore. A intenção deu resultados, pois o espaço ficou movimentado e chamou a atenção do público, produzindo mídia espontânea e o interesse de vários segmentos, o que favoreceu o diálogo com operadores nacionais e internacionais interessados em Rondônia.
Já no primeiro dia o superintende estadual de Turismo, Júlio Olivar, único titular da pasta a permanecer no estande durante toda a feira, atendeu 23 executivos de empresas de mídia (editores, jornalistas, publicitários), investidores e interessados em produtos da indústria, do turismo de negócios e da agroindústria rondonienses (café, refrigerantes, minérios e outros, que podem favorecer o turismo de negócios).
“O estado de Rondônia tem mais que potencial turístico. Tem projetos e ações concretas. A feira tem o papel de fazer do estande uma vitrine de possibilidades de promoção não só de destinos turísticos, mas também produtos que agregam valor à imagem do estado. Todo produto que possa se associar positivamente ao nome de Rondônia deve ser promovido, também, nos eventos com temática turística”, acentuou Olivar.
CAFÉ COM MINISTRO – Entre os visitantes do estande esteve o ministro do Turismo, Alberto Alves, que fez questão de lembrar: “Sou de Ribeirão Preto, referência histórica da cafeicultura brasileira, e entendo muito de café. Que bom saber que Rondônia produz um café gourmet premiado, e posso atestar que é excelente. Que Rondônia persista neste caminho, com economia pujante, sem deixar de acreditar no seu potencial turístico, os santuários ecológicos, sua história e manifestações culturais. O Ministério do Turismo quer ajudar e ser parceiro do Governo de Rondônia na elaboração de projetos e disponibilização de recursos para o estado”.
Afora o café, a Setur levou produtos da agroindústria e refrigerantes da indústria porto-velhense. A procura também foi grande pelo prato Pirarucu Rondon, oficializado pela Setur como símbolo de Porto Velho.
Duas integrantes do grupo de Boi-Bumbá Estrela de Fogo, da capital, animaram o estande, com o folclore regional, momento em que se formavam filas para fotos com as dançarinas Déborah Valeska Cavalcante de Souza e Jaqueline Cristina Souza Alves.
De acordo com dados apresentados pela organização da Abav Expo, foram 24173 inscritos prévios, somente no primeiro dia de feira, entre os quais mil agentes de viagens, 217 expositores e 1.100 marcas expostas. Mais de 15% desse contingente são constituídos de provedores de soluções tecnológicas.
Ao final o evento deve reunir mais de 1,2 mil compradores, 80% deles do Brasil e 20% estrangeiros, sendo 75% destes das Américas Latina e do Norte. A expectativa é superar os R$ 12 milhões de faturamento, registrado na edição de 2015. Apesar da crise econômica por que passa o Brasil, o fluxo de pessoas superou a expectativa, somando perto de 100 mil pessoas.
IDEIAS E PROJETOS – Além de ser uma vitrine de Rondônia, a feira serviu para networks entre a Setur e especialistas em tecnologia, mídia, markerting e comércio exterior passaram pelo estande.
Gisele Lima, diretora da Promo Marketing Inteligente (empresa que realiza a Feira da Abav e outras ao redor do mundo), elogiou a participação “muito digna de Rondônia” e, em reunião com Júlio Olivar, prevê para Porto Velho. “Vamos buscar, junto com a Setur, parceiros para a realização da 1ª Feira do Turismo de Rondônia”, informou.
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