Jaru Online
Jaru, 10 de janeiro de 2025

Atores Jaruenses preparam peças teatrais

Estão acontecendo todas as segundas-feiras, terças-feiras e quintas-feiras no Centro de Convenções “Juca” em Jaru (Entrada da Linha 605), os ensaios com a Turma de atores amadores de Jaru para a primeira apresentação no mês de Outubro.

Os integrantes estão tendo aulas com o Professor de Artes e Produtor Cultural Wellington Sales da SEMED de: técnicas de teatro, iluminação, marcação de palco, histórico, gêneros e Processo Pedagógico para trabalhar nas apresentações.

Os ensaios das peças teatrais estão cada dia mais afinados, para que cumpram com o Calendário programado através da FUNDAÇÃO CULTURAL DE JARU, SEMED, SEMCEL e WS Associação; o Coordenador Cultural de Jaru Uelton Salomão que está a frente deste projeto fez questão de incentivar essas criações culturais para que no mês da criança possamos oferecer espetáculos teatrais para nossos pequeninos, junto acontecerão “Palhaços da Alegria!” em parceria com a Interativa FM; Cinema Interativo e as apresentações teatrais são:

1) Tema: O CASAMENTO DE MARIA FEIA – comédia livre, com 4 personagens ( 2 irmãos nordestinos: Matilde e Zé das Baratas), um Cangaceiro “Lamparina” “cabra macho, homem bravo”, Maria Feia (sua filha) onde o mesmo tenta casar sua filha; todos achando Maria muito feia, descobre que seu pai era que maquiava a mesma, quando muda de maquiagem descobre que ela é uma menina linda, terminando com o Zé das Baratas. Autor: Reginaldo Miranda Batista Junior.

2) A TIA DE LONGE – Fantasia Folclórica das Regiões Brasileiras

Personagens: Tia Portuguesa: vem ao Brasil a procura de Pedro Alves Cabral; a Carioca; a Índia, o Gaúcho, a Baiana. Ela se encontra com cada um dos personagens e no desenrolar da história, ela vai descobrindo as riquezas culturais, a maravilha que é o Brasil. Autor: João Pedro.

Direção Professor Wellington Sales.

Atores Jaruenses: Michele Santos, Irialdo Leandro, Gleice Nunes, Odimar Barros e Paula Portela; coordenação: Uelton Salomão, Iluminação: DJ Marcos, Sonoplastia: DJ Diego Molina; apoio Cultural: ACIJ, Interativa FM, Prefeitura de Jaru, Semed e Semcel; FUNDAÇÃO CULTURAL DE JARU e comércio em geral.

.

A Secretária Municipal de Educação Ciderli Santana, disse que outras atividades estão sendo preparadas para atender e oportunizar a comunidade Jaruense, tais como: Cinema Interativo e Conhecer o Centro de Convenções “Juca” com os alunos das Escolas Municipais nos dois turnos; os alunos estarão interagindo com a cultura local e filme com pipoca e suco aos presentes.

O Prefeito de Jaru Inaldo Pedro Alves, já homologou em tempo record a Lei de criação da Fundação Cultural de Jaru, com apoio da Câmara Municipal de Jaru.

A Secretaria Municipal de Educação Ciderli Santana explanou que com a criação da Fundação Cultural o nosso município só tem a ganhar, dando um suporte as produções culturais e a busca de recursos através do Ministério da Cultura, Secretarias Estaduais e Comércio em geral será facilitado.

img-20160922-wa0073

Fonte: Semed/Cultura


COMPARTILHAR