Presente à cerimônia, o Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, recebeu a premiação em nome do MP/RO. Também estiveram presentes, o Coordenador de Planejamento e Gestão, Promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho, e a servidora Christiani Sonda, gestora do projeto.
O Projeto MP Itinerante tem como propósito central aproximar o Ministério Público da sociedade, difundindo, junto a comunidades estratégicas, direitos, formas de defendê-los e, ainda, ofertando uma gama de serviços públicos, com apoio de órgãos parceiros.
Em um total de seis edições, a iniciativa resultou na prestação de aproximadamente 12 mil atendimentos. Em 2015, o projeto beneficiou os municípios de Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Em 2016, chegou aos moradores dos bairros das Zonas Leste e Sul da capital rondoniense, Porto Velho, atendendo a mais de duas mil pessoas em cada edição, oferecendo serviços de grande procura, a exemplo de exames de mamografia, por meio da parceria com a unidade móvel do Hospital de Barretos.
Ainda este ano, foi promovido em Ouro Preto do Oeste, com a oferta de serviços de saúde e a realização de um casamento comunitário. Há previsão de que, ainda em 2016, a zona Leste da Capital receba a iniciativa novamente.
A proposta do projeto surgiu a partir de uma análise das necessidades da população, primeiramente, em conhecer os serviços prestados pelo Ministério Público de Rondônia e, também, em ter acesso a serviços em áreas como saúde, educação e emissão de documentos.
Disputa
O MP de Rondônia tinha como concorrentes o Ministério Público Federal, com a campanha publicitária Corrupção Não, que ocupou o primeiro lugar, e o Ministério Público do Estado do Paraná, com o projeto Cidadania Para Todos, que ficou com a terceira colocação.
O Prêmio CNMP foi criado para dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.