Para os empreendedores, toda empresa que está começando, transformando-se de ideia em realidade, pode ser considerada uma startup. No jargão da inovação, optou-se pelo termo que já era usado nos EUA há várias décadas para as empresas incluídas na famosa “bolha digital” ou que se valem, preferencialmente, da internet e redes sociais para promover e vender seus produtos. Mas é preciso ter em mente que startup não significa exclusivamente “empresa de internet”. Para os empreendedores brasileiros, sempre criativos, tudo aquilo que se faz para “dar partida” num negócio e fazê-lo funcionar é denominado startup. Se, por acaso, sair mais barato criar um software para vender algo do que optar pelo varejo tradicional, a empresa que está iniciando poderá se valer dos meios digitais e também será uma startup, fato que ocorre com grande frequência.
Para falar sobre isso, o Sebrae em Rondônia, como nos demais estados e distrito federal, convidou especialistas nos temas pertinentes a essas inciativas inovadoras. Esses jovens empreendedores deverão orientar os interessados sobre os riscos, a sustentabilidade e as possibilidades de crescimento dos investimentos.
O evento especialmente dedicado às startups, o Startup Day, ocorrerá no dia 22 de setembro, no 2º piso do Porto Velho Shopping, ao lado da loja Riachuelo. Confira a programação:
14 às 15h – Estratégia para se tornar um empreendedor digital, com Anderson Andrade de Santa Catarina, presidente da Associação Nacional de Agentes Digitais (Abradi)
14 às 15h – A importância de um ecossistema colaborativo para o desenvolvimento de negócios inovadores, com Rafael Ribeiro, de São Paulo, diretor executivo da Associação Brasileira de Startups
16 às 16h30 – Mindset empreendedor, com João Neto, de Rondônia, empreendedor, mentor, master practitioner PNL, master coach, mentoreado por grandes players do mundo digital
16h30 às 17h30 – O cenário das startups no Brasil e a tendência da economia digital, com Marcos Medeiros, do Ceará, diretor de operações na empresa Terra Verde – Comunicação Coorporativa
E no ambiente diferenciado do mezanino do Chopp Time, à esquerda na entrada do chafariz do Porto Velho Shopping, das 18 às 20h30, teremos a apresentação do Metupp – Programa de Aceleração FabriQ para Startups, com Mycaelle Bezza, do Amazonas, que coloca ideias à prova para modelos de negócios que deverão ser validados em todos os momentos de sua implantação. A aceleradora promove um ambiente colaborativo entre as startups e da comunidade empreendedora, fazendo uso do Pitch Bootcamp, que é o desenvolvimento de competências em contato com profissionais. Mycaelle trabalha com desenvolvimento de novos negócios e startups desde 2011, e vai trazer uma experiência de startup acelerada com Barbara Nicolau, também do Amazonas, que participou do programa. Barbara é CEO da startup Dreamkid, estúdio que atua no desenvolvimento e disseminação de conteúdo digital com teor lúdico e educativo para o público infantil. O estúdio apresenta o seu jogo de plataforma infantil Kadi, para crianças de 8 a 12 anos, e já trabalha em seu mais novo projeto voltado para o entretenimento educativo de crianças de 1 a 5 anos.
O Startup Day vai agitar os empreendedores da inovação, com novos conceitos e iniciativas pioneiras, como o Pitch Bootcamp, que coloca algumas das mais competitivas iniciativas profissionais no mercado. A empresa busca tornar-se altamente lucrativa. Se isso não acontecer, terá que se reinventar ou conviver com a possibilidade de encerrar suas atividades antes de ter recuperado seu investimento.
Esse é mais um evento integrado à Conexão Sebrae que aborda sobre gestão, varejo e inovação, acontece no Porto Velho Shopping com especialistas de renome nacional. Mais informações: 0800 570 0800 ou em www.ro.sebrae.com.br.