A filha do ex-prefeito de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, Marcelo Rangel (PSDB), publicou um vídeo em que aparece exibindo um frasco com o símbolo do Instituto Butantan na plataforma TikTok.
No vídeo, Juliana Rangel se refere à vacina contra a Covid-19. O Butantan negou que tenha fornecido vacina ao pai de Juliana Rangel, que esteve no instituto no mês de dezembro, e disse que o frasco é apenas uma lembrança dada aos visitantes.
A assessoria reforçou que, no recipiente, não há nenhuma amostra de vacina ou qualquer substância do tipo (leia mais abaixo o posicionamento da instituição).
Nas imagens, a jovem mostra a embalagem enquanto é possível ouvir uma gravação com as falas “mostre algo que você tem, que mais ninguém tenha, e que você ache muito legal”.
A jovem publicou o vídeo na rede social e escreveu a legenda “Vacina do Covid”.
A vacina do instituto ainda aguarda a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a distribuição pelo país. O pedido para uso emergencial foi protocolado na última sexta-feira.
Vídeo foi publicado com a frase: ‘Vacina do Covid’ — Foto: Reprodução/Tik Tok
Após a repercussão do caso, nesta terça-feira (12), o ex-prefeito Marcelo Rangel afirmou que a filha, de 19 anos, não se pronunciará sobre o fato. Ele confirmou a autenticidade do vídeo e disse que a publicação foi uma forma de publicidade da vacina, diante dos questionamentos da população sobre eficácia e compra.
Rangel compartilhou um print da publicação da jovem em uma rede social pessoal.
O ex-prefeito afirmou, ainda, que o frasco trata-se de uma amostra da CoronaVac, vacina fabricada no Instituto Butantan, que foi distribuída a prefeitos durante uma visita dos gestores municipais ao local, em dezembro.
Ele afirmou que teve autorização do instituto para uso do frasco com fins de divulgação.
Butantan negou ter fornecido vacina
A assessoria do Butantan, que desenvolveu a vacina no Brasil, negou que o instituto tenha fornecido qualquer quantidade da vacina ao ex-prefeito de Ponta Grossa.
O conteúdo do frasco, segundo a instituição, não contém a vacina que está sendo produzida no instituto e não se trata de um exemplar da vacina, mas sim de uma lembrança que foi entregue ao visitante. Segundo a assessoria, o frasco é meramente uma amostra.
Em nota, a Prefeitura de Ponta Grossa disse que o material foi entregue ao ex-prefeito após um pedido pessoal de Rangel, e que não realiza divulgação de vacina, uma vez que a função, segundo o município, cabe aos governos estaduais e federal.
Filha de ex-prefeito publicou vídeo exibindo frasco com símbolo do Butantan em vídeo em rede social — Foto: Reprodução/Tik Tok
Compra da vacina
Em dezembro do último ano, o então prefeito Marcelo Rangel (PSDB) viajou a São Paulo para negociar a compra de doses da CoronaVac para Ponta Grossa. O anúncio oficial do convênio saiu em 10 de dezembro, após uma visita do ex-prefeito ao Instituto Butantan.
Na época, Rangel afirmou ainda que a prefeitura tinha orçamento emergencial previsto para a aquisição das vacinas, com intenção de disponibilizar inicialmente recursos para compra de 60 a 100 mil doses.
Em 15 de dezembro, um ofício foi publicado pelo então prefeito com autorização para compra de 16 mil doses da CoronaVac, com intenção de iniciar a vacinação ainda neste mês.
Ponta Grossa tem 14.194 casos confirmados do novo coronavírus, com 6.143 pessoas recuperadas e 222 óbitos confirmados pela doença, segundo o último boletim divulgado pela prefeitura municipal, na segunda-feira (11).