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Jaru, 23 de novembro de 2024

Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil e fechamento de fábricas

Ford vai encerrar atividades nas fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller no Ceará em 2021. Apostas da marca serão importadas

A Ford comunicou nesta segunda-feira (11) o fim da sua fabricação brasileira de carros. A montadora anunciou que vai “encerrar a produção nas unidades de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE) durante o ano de 2021, à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

A fabricante informa que manterá no Brasil apenas a sede administrativa da América do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista.

Por aqui, a montadora faz o Ecosport, o Ka e o Ka Sedan na planta de Camaçari (BA), mesmo local onde o Bronco foi flagrado há pouco tempo. Já na fábrica cearense em Horizonte, a Troller produz o jipão T4.

A fábrica de Taubaté, no interior paulista, é responsável pela produção de motores e transmissões, como o propulsor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e o câmbio manual MX65, que equipam o Ecosport te o Ka Freestyle, respectivamente.

Fábrica de São Bernardo foi a primeira a anunciar o fechamento

Em fevereiro de 2019, após o anúncio do fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, rumores de que a marca sairia do Brasil começaram a circular no mercado.

Na época, o presidente da Ford do Brasil, Lyle Watters, disse que a companhia “estava comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos e atuando com um modelo de negócio mais ágil, compacto e eficiente”. E que haveria apenas “uma redução de 20% dos custos com quadro de funcionários e estrutura administrativa”.

O anúncio da saída do Brasil pegou até mesmo o governo de surpresa. Já que a marca havia recebido aproximadamente R$ 20 bilhões de incentivos para produzir no País desde 1999, segundo a Receita Federal. O Polo de Camaçari, na Bahia, inclusive, foi todo formado com fornecedores e mão de obra ao redor da Ford.

Em 99, uma rusga entre figurões da política nacional chegou a ser evidenciada por causa disso. O então senador Antonio Carlos Magalhães chegou a ligar para o presidente Fernando Henrique Cardoso para falar que não admitia que a Ford não se instalasse na Bahia e pediu os subsídios pessoalmente.

Veja os novos carros da Ford que virão para o Brasil

Há cerca de dois meses, a montadora prometeu que veríamos o SUV elétrico do Mustang, o Mach E, bem como a picape Maverick e os SUVs Bronco e Kuga no País. Mesmo com a notícia do fim de seu catálogo por aqui, a montadora garantiu que abastecerá o Brasil com veículos importados.

A picape Maverick virá importada do México. Como parceiro comercial do Brasil, o país exportará a off-road sem pagar os 35% de taxa de importação. Ou seja, é possível que a Maverick desembarque com preços competitivos para encarar a Fiat Toro.

Assim como a picape, o SUV elétrico Mustang Mach E e o Bronco também são fabricados no México e devem vir ao Brasil sem o acréscimo do imposto de importação.

1904
Os primeiros carros da Ford a chegar ao Brasil eram Modelo A, o primeiro produzido por Henry Ford. A marca era representada no País pela agência de William T. Right, que ficava na Rua Júlio Conceição, no Bom Retiro, em São Paulo.

Em relação à nova geração da Ranger, nada muda. A picape seguirá da fábrica de General Pacheco, na Argentina, diretamente ao Brasil. Na época do anúncio, a montadora norte-americana também incluiu a versão Black (que adota acabamento na cor preta) ao catálogo da Ranger no Brasil. Ela também virá do País vizinho.

 

Fonte: jornaldocarro.com


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