É cada vez maior a incidência de rompimento de canos da rede de água da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (CAERD) no município de Jaru. Resultante disto é o desperdício da água tratada bem como o grande prejuízo com a danificação do pavimento da cidade.
Nesta teça feira dois grandes vazamentos foram identificados e teve início seus reparos, um na avenida JK esquina com a Rio de Janeiro, local onde houve um protesto com bananeiras e santinhos de candidatos, e outro na Rua Goiás, setor 02.
Segundo o fiscal da Prefeitura Municipal, Jorge Soares, nestes casos, primeiramente é necessário a orientação da população sobre os verdadeiros responsáveis pela danificação, bem como o seu reparo, se é de responsabilidade da CAERD ou da Prefeitura Municipal, uma vez que inúmeras denúncias são feitas na Promotoria contra a Prefeitura, porém o problema é da CAERD.
Citando como exemplo o buraco da Rua Goiás, que foi atribuído pelos moradores sua responsabilidade a Prefeitura Municipal, o fiscal, lembrou que o rompimento da rede de distribuição de água da Companhia, já ocasionou inúmeras danificações na pavimentação da cidade, o que rendeu incontáveis autuações a empresa, ressaltando que somente no ano de 2015 as multas somaram um montante de aproximadamente R$ 7 milhões.
Diante do atual quadro é esperado uma melhor atuação da CAERD, para que diminua os prejuízos causados, principalmente nas vias públicas.