A diversidade de alimentos naturais no Brasil é motivo de orgulho nacional. Que tal aproveitar os sabores únicos do País para enriquecer a dieta com antioxidantes? Eles evitam a formação de radicais livres no organismo e por isso ajudam na prevenção de doenças e no combate ao envelhecimento precoce, explica a nutricionista Clarissa Fujiwara. Veja algumas frutas e castanhas nativas ricas em antioxidantes;
AÇAÍ
O açaí é um fruto típico e popular da região amazônica, que nos últimos anos ganhou importância devido aos benefícios à saúde associados à sua composição fitoquímica e a capacidade antioxidante. Além disso, o açaí é rico em gorduras benéficas que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o colesterol bom (HDL), contribuindo para a saúde cardiovascular.
CUPUAÇU
O cupuaçu é uma superfruta brasileira encontrada com frequência na região Norte do País. Da mesma família do cacau, contém quantidade significativa de potássio, além de pectina – fibra solúvel que ajuda no bom funcionamento do intestino, no controle da glicemia e na manutenção de níveis saudáveis de colesterol. É tanta coisa boa que o cupuaçu é conhecido como “farmácia em uma fruta”.
CASTANHA DO PARÁ
Além de vitamina E, o grande destaque da castanha do Pará (ou castanha do Brasil, como é conhecida no resto do mundo) é o selênio, um mineral antioxidante e essencial na produção de hormônios da tireoide. O consumo em média de uma castanha do Pará por dia é capaz de suprir a necessidade diária de selênio e reforçar o sistema imunológico.
GUARANÁ
O guaraná tem efeitos estimulantes, e algumas pesquisas sugerem que o extrato do fruto contribui para a perda de gordura. Além disso, pesquisas revelam que o guaraná possui perfil de antioxidantes bastante similar ao chá verde e ao cacau, alimentos bastante consagrados por esta propriedade.
JABUTICABA
A jabuticaba é uma fruta com alto teor de compostos com poder antioxidante. Ela também é muito rica em fibras, que contribuem para o bom funcionamento intestinal, entre outros benefícios. A fruta possui vitaminas do Complexo B, principalmente B2 e niacina e, ainda, vitamina C. As vitaminas do Complexo B tem como principais funções ajudar no metabolismo energético e participar de reações do sistema nervoso.
Fonte:Estadão