Um vídeo gravado na manhã nesta terça-feira (08) por um popular que navegava pelo Rio Jaru, denuncia um suposto derramamento de resíduos no Rio Jaru, aparentando ser do processamento de leite.
No vídeo o autor da gravação aponta como responsável do descarte, o laticínio Italac, porém no período da tarde o contactamos, onde este retificou sua informação dizendo que a gravação foi feita na altura do rio próximo ao fundo do Laticínio Tradição.
Em contato com o gerente do laticínio Italac que foi mencionado no vídeo, Renato Oliveira, informou que os produtos resultantes dos descartes do processamento de leite da empresa, se encontram em conformidade com as normas exigidas pelo padrão Conama, e negou que o o laticínio o qual representa tenha despejado qualquer resíduo no Rio Jaru “após passar pelo lagos de decantação, usamos o produto descartado do processamento para irrigação”. Renato, ressaltou que está à disposição da Secretaria de Meio Ambiente e poderá dar maiores declarações após investigação.
Em contato com o Diretor do Departamento de Meio Ambiente Cleverson Barbosa, ele informou que a primeira medida a ser tomada, é comprovar a veracidade do vídeo e período em que foi gravado, para então adotar providencias como contatar o Corpo de Bombeiros para disponibilização de uma embarcação e se dirigir ao local.
No final da tarde, a secretaria recebeu a localização no rio e o contato do autor do vídeo, comprovando que a gravação é atual, Cleverson informou que Secretaria de Meio Ambiente irá investigar o caso.