A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, localizada no Bairro Jardim Aeroporto, em Ouro Preto do Oeste, teve inaugurada a subestação e a reforma elétrica. O ato contou com a participação da secretária Executiva Regional de Governo pólo IV Maria Araujo de Oliveira, representando o governador do Estado Confúcio Moura, deputado estadual Marcelino Tenório, pedagoga Marivone Resende de Araujo Coordenadora Regional de Educação – CRE, representando a secretária Estadual de Educação Fátima Gaviolli, Marizia Marques gerente pedagógica da CRE, diretora da unidade escolar Lucilene Aparecida dos Santos Vieira além do corpo de funcionários e alunos.
Uma subestação de energia foi construída na escola, além de ter todo o cabeamento elétrico trocado, novos quadros de distribuição de energia instalados e interligando a energização até a quadra de esporte, refeitório e demais pavilhões. Com a readequação do sistema energético, as salas de aula da escola, que antes contavam com ventiladores para a refrigeração, foram trocados previamente por centrais de ar que a instituição tinha recebido através do programa de climatização da Seduc. Além disto, o reparo elétrico contribuirá para ter um reserva técnica de energia para futuras ampliações da unidade nos próximos anos.
A secretária de governo Maria Araujo de Oliveira ao fazer uso da palavra lembrou o compromisso do governador do Estado Confúcio Moura com o setor educacional colocando como prioridade em suas ações governamentais. “Investir na educação é investir no futuro da nossa gente e dentro do que foi proposto o governo do Estado vem buscando direcionar ações verdadeiras para que cada vez mais o setor educacional seja fortalecido. Esta inauguração que estamos presenciando hoje aqui na Escola Aurélio Buarque é fruto deste compromisso sério e transparente do governador Confúcio Moura”, asseverou a secretária.
Segundo a coordenadora Regional de Educação, Marivone Resende de Araujo houve investimento no transformador, em toda rede elétrica, e outros ajustes. Foram implantados condicionadores de ar nas salas de aula e salas administrativas o que garante 100% climatizada a unidade escolar. “Aparentemente você não percebe o tamanho do investimento, mas quando você adentra a uma sala você vê a diferença que isso faz. Um lugar quente como Ouro Preto do Oeste e agora um lugar fresco, gostoso, arejado. Isso dá conforto. Tem condições da criança prestar atenção no que o professor diz”, disse a coordenadora lembrando que os investimentos no setor elétrico da escola Aurélio Buarque fazem parte do programa Eficiência Energética, implantado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tendo como titular Fátima Gaviolli.
A diretora da unidade escolar, Lucilene Aparecida dos Santos Vieira , afirmou que a escola está tendo percebendo que os alunos estão mais participativos das aulas. “Aproveito e agradeço o governo do Estado na pessoa da Senhora Maria Araújo, coordenadora Marivone Resende, secretária Fátima Gaviolli e o deputado estadual Marcelino Tenório que não mediram esforços para isso acontecer. Ao quadro de funcionários que era um sonho e agora é uma realidade”, concluiu.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, ressalta a seriedade dos programas de energia elétrica e climatização, que apresenta resultados diretamente nos alunos. “Além da segurança com uma instalação elétrica segura, a climatização das salas traz um conforto a mais às crianças, o que resulta numa concentração maior nas aulas”, pontua