A sequência de protestos na cidade de Macapá em decorrência do apagão no estado do Amapá que já se estende por oito dias se repetiu na noite desta terça-feira (10). Por volta das 20h, moradores do bairro Buritizal, um dos mais populosos do município, incendiaram pneus e móveis na Avenida dos Amorés.
O comerciante José Valinar da Silva, de 32 anos, dono de um comércio de bebidas, doou querosene para o protesto. “Já tive prejuízo de 20.000 reais com a falta de energia. Aqui não está ocorrendo rodízio”, reclamou.
Treze municípios do Amapá estão com problemas de fornecimento de energia há 8 dias por causa de um incêndio na única subestação do Estado. Desde domingo, teve início um rodízio de 12 horas no fornecimento. Mas os moradores de Buritizal reclamam que o bairro, assim como outros de Macapá, não foram contemplados pela medida. Eles mencionam também o aumento das ocorrências de assaltos na área diante da vulnerabilidade relacionada à falta de energia.
Na noite desta terça, houve protestos também no bairro do Brasil Novo com fogo e manifestações de moradores nas ruas.
Meia hora após os protestos no Buritizal, três viaturas da polícia militar chegaram ao local para tentar controlar a situação.