A forte chuva que encobriu Porto Velho na tarde de sábado (31) causou alagamentos em casas, ruas e avenidas da cidade. A água também invadiu parte dos hospitais de Base e Pronto Socorro João Paulo II. A Defesa Civil disse ao G1 que monitora as áreas de maior risco de inundação da capital. Não houve ocorrências, segundo o Corpo de Bombeiros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que há risco de mais chuvas fortes até pelo menos a próxima quinta-feira (5) e emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas em todo o estado neste domingo (1º), que se estende até o fim da manhã de segunda (2) caso o quadro meteorológico não mude.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Rogério Félix, após o monitoramento das áreas mais afetadas pela chuva, como um trecho da rua da Beira, no bairro São João Batista, bairro Embratel e Avenida Calama, por exemplo, será enviado um relatório à prefeitura da cidade para que seja feita a limpeza e obstrução das áreas. O G1 entrou em contato com o executivo municipal e aguarda retorno.
“Foram 45 milímetros, bem acima da média para uma chuva normal, que varia entre 5 a 10 milímetros”, citou Rogério Félix.
Nas imagens obtidas pela Rede Amazônica, é possível ver a inundação formada pela chuva em alguns pontos da cidade. Um morador da cidade também enviou um vídeo onde mostra a altura que a água invadiu sua casa. Ele precisou elevar os móveis para que não fossem danificados.
Água da chuva invade hospitais João Paulo II e de Base, respectivamente, em Porto Velho. — Foto: Arquivo pessoal
Já nos hospitais, a água da chuva chegou a invadir um dos corredores, além dos banheiros do João Paulo II. No Hospital de Base, reflexos do temporal também foram notados no teto, pois a água começou a respingar a centímetros da lâmpada de luz de uma das áreas da unidade.
Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou, em nota, que todo o material à troca do telhado do hospital João Paulo II já foram licitados e comprados, mas ainda não foram entregues. Porém, reiterou que o problema se arrasta há anos e que só será resolvido após a troca do telhado.
A pasta cita ainda que está sendo feito um trabalho de manutenção neste domingo em ambas as unidades de saúde.
No Twitter, alguns internautas comentaram sobre a chuva na capital:
Chuva causou alagamentos em Porto Velho. — Foto: Arquivo pessoal
Motoristas se esforçaram para passar por alagamentos causados pela chuva que encobriu Porto Velho no sábado (31). — Foto: Arquivo pessoal
Alerta amarelo
Segundo o Inmet, deve chover de 20 a 30 milímetros ou até mesmo 50 milímetros em um dia, com ventos intensos que podem atingir entre 40 e 60 km/h.
Apesar disso, há “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas” durante o período de alerta.
Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para Rondônia. — Foto: Inmet/Reprodução
O Inmet também reforça que a população:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).