O projeto “Educação Física em Ação” realizado na última sexta-feira (30) na quadra poliesportiva da escola estadual Plácido de Castro trouxe resultados altamente positivos.
O torneio solidário de futsal, realizado pela educadora física Daniela Lima e por Wagner Melo, contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Subseção Jaru, Igreja Presbiteriana Renovada, Conselho Federal de Educação Física e Profissionais de Educação Física, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, seguranças, enfermeiras, acadêmicos de educação física de Jaru e do município de Porto Velho; Além do apoio da Prefeitura de Jaru.
Ao todo foram inscritas 52 equipes na competição, com média de 8 a 10 jogadores em cada time, nas categorias: infantil, juvenil feminino, juvenil masculino e juniores, contabilizando aproximadamente de 480 crianças e adolescentes.
Segundo os organizadores, o objetivo do evento foi o de minimizar as desigualdades sociais, estimulando a interação entre as crianças, jovem e adolescentes, levando-os à sociabilidade, cooperação, superação de limites individuais, exaltando a coletividade, solidariedade, inclusão e valorizando o esporte como agente socializador.
Em contrapartida, foram arrecadados 670 quilos de alimentos não perecíveis, que já estão no projeto AABB Comunidade. Todos serão revertidos para alunos matriculados no projeto que atende crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos incompletos, estudantes da rede pública de ensino e pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social.
No decorrer da competição houve uma apresentação cultural do grupo de capoeira Angolinha, liderado pelo instrutor Alex Magalhães. Na oportunidade teve uma interação entre os alunos, professores e público presente que se arriscaram a praticar a modalidade de capoeira.
Também foram sorteados vários brindes, como: bolas, mochilas, materiais esportivos, bíblias, entre outros que foram doados por empresas parceiras do projeto.
Participação no Torneio
A escola Costa Junior, de Governador Jorge Teixeira, esteve representada pelo professor Anderson Ortega, acompanhado de uma caravana de 40 alunos inscritos nas quatro modalidades.
A organização, em nome dos profissionais de Educação Física de Jaru, agradeceram ao professor Anderson Ortega, de Gov. Jorge Teixeira, arbitragem e todos que colaboraram para realização da I Edição da Educação Física em Ação.
Eles parabenizaram ainda, a diretora Romilda, funcionários e professores da escola Plácido de Castro, por abrirem as portas da entidade estudantil para a comunidade.
“As expectativas foram superadas, e a maior vitória conquistada foram os trabalhos coletivos, participação e colaboração dos órgãos públicos, instituições, empresas, alunos, professores e comunidade envolvidas que fez dessa experiência coletiva um sucesso”, analisou Daniela.
Confira os resultados do torneiro:
Categoria infantil masculino
1º lugar: atletas do futuro
2º lugar: Escola Costa Junior de Governador Jorge Teixeira
3º lugar: Shelsea
Juvenil masculino
1° lugar: Escola Costa Junior de Governador Jorge Teixeira
2º lugar: Azulão Malhas (Jardim dos Estados)
3º lugar: Doutrinadores
Categoria Juvenil Feminino
1º lugar: Escola Costa Junior de Governador Jorge Teixeira
2º lugar: Capitão
3º lugar: Raimundo Cantanhede
Categoria Juniores
1º lugar: Ousadia e alegria
2º lugar: Barcelona
3º lugar: Shaktar
Texto: Elias Gonçalves