Na palestra foi apresentado sobre as facilidades e vantagens do aplicativo que permite que a população faça denúncias sobre crimes ambientais
Nesta manhã (24), aconteceu no auditório do Ministério Público em Jaru, a palestra sobre o aplicativo Guardiões da Amazônia, que busca a eficiência e facilidade em denúncia feitas pela população.
Estiveram presentes o Comandante Operacional de Bombeiros de Rondônia, Major Ribeiro, o Comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Jaru, Tenente Rosset, o desenvolvedor do aplicativo, Mario Fraga, o Promotor de Justiça Fábio Casaril e o Tenente da Polícia Militar de Jaru, Tenente Manfré.
O aplicativo permite que a população seja fiscalizadora de atos ilegais contra o meio ambiente e consiga realizar denúncias de desmatamento, queimadas e garimpo de forma rápida, fácil e segura. Ele possui layout simplificado e didático, e está diretamente ligado no município ao Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Secretaria de Meio Ambiente. O app possui sistema de georreferenciamento, que permite identificar o local exato do aparelho no momento da denúncia, facilitando para identificação do lugar.
O desenvolvedor, Mario Fraga comentou a Redação que são 38 municípios cadastrados em Rondônia no app e desde seu lançamento em maio, foram mais de 7.500 downloads e mais de 1.500 denúncias realizadas.
Para realizar a denúncia o cidadão deve apenas fazer o download do app e realizar um breve cadastro ou entrar com a opção anônimo, escolher entre as opções desmatamento, queimada ou garimpo, tirar uma foto do crime presenciado e salvar. A denúncia é automaticamente enviada para o Corpo de Bombeiros que tomará todas as outras providências.
O comunicante da denúncia será informado conforme atualizações do próprio Corpo de Bombeiros ou do órgão que se responsabilizar pela denúncia.
O Tenente Rosset confirma a eficácia do aplicativo e o acha uma ferramenta excelente de integração da população com a preocupação com o meio ambiente. Destaca ainda que o lançamento do app é ligado especificamente a Operação Verde Rondônia, que busca o combate às queimadas e crimes ambientais.
Quando o usuário estiver offline e precisar realizar uma denúncia, ele pode realizar o procedimento normalmente e quando estiver conectado a internet a solicitação será enviada.
O aplicativo foi criado na 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Rondônia, e já está funcionando também no Acre, Pará e Amazonas. A intenção é que todos os estados da Amazônia possam ter acesso a ele.
O aplicativo está disponível em Android e IOS.
Fonte: Jaru Online