Programa de Aquisição de Alimentos foi iniciado nesta quarta, o qual visa comprar alimentos dos produtores familiares e distribuir à pessoas em situação de carência e entidades de ensino.
Foi aberto nesta quarta-feira, dia 16, o período para compra de produtos dos agricultores familiares pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2020. A abertura oficial foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Jaru, juntamente com a EMATER/Jaru. As organizadoras do programa no município foram Rose, Assistente social e Rubia Morgana, Gerente da EMATER/Jaru.
O PAA busca promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Assim o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação e os destina às pessoas em situação de insegurança e carência alimentar nutricional, e àquelas atendidas pela rede de assistência social, pelas redes pública e filantrópica de ensino.
Também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização, valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos, incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.
O programa é uma das ações do governo federal para a Inclusão Produtiva Rural das famílias mais pobres. E conta com orçamento do Ministério da Cidadania.