Ventos da frente fria espalharam as chamas, diz Sedam. Incêndio começou em propriedade de Cujubim.
Um vídeo feito por pecuaristas de Cujubim (RO), a 220 quilômetros de Porto Velho, registrou o desespero de um rebanho bovino para escapar de uma queimada. Nas imagens é possível ver os animais ‘presos’ dentro de um circulo de fogo (assista acima).
Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o incêndio no local começou na quinta-feira (20) e as chamas se espalharam rapidamente por causa dos ventos provocados pela frente fria sobre o estado de Rondônia.
À Rede Amazônica, a Sedam informou que uma equipe realiza uma operação na região, nesta semana, justamente para combater queimadas.
Na quinta-feira foi identificado uma queimada na Linha 110, próximo da região conhecida como Estrada da Borracha, em Cujubim.
Os fiscais foram ao local, mas, por causa da fumaça e dos ventos, não foi possível controlar as chamas.
Foi neste momento que um dos pecuaristas registrou um circulo de fogo se formando no pasto, e ‘prendendo’ os animais.
No vídeo é possível ver os animais passando por dentro do fogo e correndo paralelo a uma cerca, na tentativa de escapar das chamas.
A Sedam informou que ainda não é possível calcular os prejuízos causados na região e nem se bovinos morreram no meio da queimada. Também não foi identificado quem ateou fogo na propriedade.