Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Sejus estuda retorno gradual de visitas nos sistemas prisional e socioeducativo de Rondônia

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) anunciou essa semana que projeta a retomada gradual de visitas nos sistemas socioeducativo e prisional de Rondônia. As visitas foram suspensas em março atendendo as recomendações do decreto de Calamidade Pública durante a pandemia da Covid-19.

Durante uma videoconferência entre o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, representantes da Sejus, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Judiciário, foi apresentada a proposta para retomada das visitas em setembro no sistema socioeducativo e em outubro no sistema penitenciário. A sugestão ainda deve ser avaliada.

A Sejus também informou que está em elaboração um plano “seguro de retorno das visitas”, que considerará recomendações de segurança sanitária da Sesau e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Foi adiantado que o plano deve incluir medidas para minimizar os riscos à saúde dos presos e servidores, estratégias de segurança na utilização de parlatórios, espaços abertos para visitação e medidas restritivas quanto a limitação de quantidade de pessoas e duração de visitas.

Segundo dados compilados até a última quarta-feira (19), em Rondônia 479 detentos já foram diagnosticados com o novo coronavírus e desses, 51 casos ainda estão ativos. Conforme a Sejus em Porto Velho 222 apenados foram infectados.


COMPARTILHAR