Sancionada e publicado no Diário Oficial dos Municípios desta segunda feira (10), a Lei que permite as gestantes optar por cesárea na hora do parto a partir da 39º semana de gravidez.
A lei prevê que a cesariana eletiva só será realizada, desde que a gestante tenha sido conscientizada sobre os benefícios do parto normal, e dos riscos da cirurgia.
A iniciativa foi do vereador Renato Cabeleireiro (PSDB) que levou a demanda ao prefeito João Gonçalves Junior que entendeu a necessidade de oferecer esta opção as gestantes do município de Jaru.
Ainda será permitido a “Analgesia”, quando essa optar pelo parto normal, a Analgesia é usada no parto normal, promove a perda da sensibilidade da dor, mas é possível se mexer e andar dependendo da dose, além de manter a capacidade de sentir pressão.
Assim como a anestesia, a Analgesia também é aplicada nas costas, na região lombar, com uma agulha.Com isto o poder público busca minimizar o sofrimento e óbitos, em situações em que o bebê falece em decorrência de passar da hora do parto, como já ocorreu recentemente.
Muitas mulheres, quando possuem condições financeiras, optam por clínicas particulares por ter escolha de realizar cesárea.