Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

N° de assassinatos em Rondônia cresce mesmo em meio a pandemia e já supera o quinquemestre de 2019

O número de assassinatos cresceu nos cinco primeiros meses de 2020 em Rondônia, mesmo com a pandemia de coronavírus. O aumento é de 4,34% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados do Monitor da Violência.

Segundo a ferramenta, entre janeiro e maio de 2020 foram registradas 192 mortes violentas, enquanto que no mesmo período de 2019 ocorreram 184 assassinatos.

Todos os últimos três últimos meses registraram aumento no número de assassinatos em Rondônia: foram 42 execuções em março, 43 em abril e 35 assassinatos em maio.

O crescimento no número de homicídios aconteceu mesmo diante do isolamento social decretado pelo governo estadual em março, a fim de conter a Covid-19.

Para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o crescimento de assassinatos durante a quarentena é preocupante, mas ainda é cedo para apontar as causas por trás da alta da violência. Uma das hipóteses está relacionada a um aumento nos conflitos entre grupos criminosos.

Monitor da Violência

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A ferramenta permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Os dados coletados mês a mês pelo G1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque há uma dificuldade maior em obter esses dados em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais.


COMPARTILHAR