Realizar mudanças, principalmente em locais de convívio diário, pode renovar a dinâmica de um ambiente. Por isso, transformações, por menores que sejam, são sempre bem-vindas em qualquer tipo de espaço. Um exemplo disso são as imagens de antes e depois de mudanças nos diferentes cômodos da casa, que provam que o investimento valeu a pena, principalmente quando há um profissional especializado para guiar e dar assistência a cada momento.
No entanto, nem sempre para realizar transformações aparentes é necessário um grande investimento. Buscar inspirações e utilizar a criatividade pode ser a saída. Adicionar artigos decorativos que refletem a personalidade do morador já pode fazer toda a diferença.
Mudanças de móveis também resultam em um ambiente visualmente atrativo e muito mais arejado. A dica é analisar o ambiente e listar elementos que você gostaria de mudar, como uma paleta de cores ou um novo estilo que gostaria de aderir. Retirar alguns elementos também pode fazer do espaço um local clean e espaçoso.
Aos que não possuem tanto contato com decoração, acaba sendo um pouco difícil imaginar o que poderia ser modificado e, por isso, você confere a seguir 30 imagens de ambientes antes e depois de serem transformados. Além disso, as arquitetas Priscila Fulanetti e Sandra Pompermayer esclareceram cada uma das mudanças feitas, para que seja possível entender mais sobre as alterações.
1. O amarelo realçou a cozinha e deixou um visual mais moderno
“Marcenaria com traços modernos, forro em gesso e a composição em cores neutras com destaque para o detalhe dos cobogós amarelos, determinando o limite entre cozinha e lavanderia, trouxeram muita personalidade ao ambiente”, afirma a arquiteta Priscila Fulanetti.
2. A fachada se tornou mais alongada e luxuosa após a transformação
Fulanetti explica um pouco mais sobre as mudanças feitas na fachada da casa, “a inclusão da platibanda emoldurou a fachada trazendo a ela um ar atual. Portas foram mantidas. Troca de revestimentos, do guarda-corpo, instalação de forro em madeira substituindo a tesoura aparente do telhado e a abertura de uma nova passagem (acesso à escada lateral pela parte coberta), contribuíram muito para esta repaginação”.
3. Apesar de alguns elementos serem mantidos, a cozinha ganhou uma cara totalmente nova
“Porcelanato, marcenaria em madeira de tom escuro e adição de iluminação no forro existente trouxe sofisticação à essa cozinha. A retirada da mesa de almoço e criação de um balcão favoreceu a circulação. Eletrodomésticos brancos substituídos por modelos em alumínio e nova mesa de jantar e reforma das antigas cadeiras harmonizam o ambiente”, diz Fulanetti.
4. Depois dessa repaginação, percebemos que a iluminação é tudo em um ambiente
Para Fulanetti, “a reforma dos estofados e a retirada de capas deles, junto à adição de mesas de canto com vegetação e um conjunto de belas e diferentes mesas de centro com candelabros e caixas delicadas, tapete e cortinas substituindo as antigas persianas, proporcionaram luxo e requinte ao ambiente”.
5. Detalhes na ornamentação também devem ser levados em consideração na hora de mudar a aparência de um local
“O revestimento em madeira e iluminação atrás do espelho valoriza e dá classe ao ambiente. Já o pranchão em madeira com belas caixas e pequenos vasos, e a colocação de uma delicada bandeja com sabonete e vaso com flores sobre a bancada, dão o toque final de atenção a cada detalhe deste lindo lavabo”, segundo Fulanetti.
6. Revestimento 3D no banheiro
Para a arquiteta Priscila Fulanetti, o conjunto materiais e acabamento escolhido trouxe modernidade ao ambiente. Além disso, as pastilhas substituídas por cerâmica com textura e o novo lavatório com cuba sobreposta complementam o projeto.
7. Bastou adicionar um espelho para que a decoração de tijolinho deixasse o ambiente aparentemente maior
“O projeto integrou a cozinha a outro ambiente proporcionando amplitude. O revestimento de tijolinhos combina sempre muito bem com a marcenaria branca que, neste caso, constitui os armários. De modo geral, a transformação renovou e trouxe estilo ao ambiente”, afirma Fulanetti.
8. A lavanderia é uma parte da casa que também merece cuidados
De acordo com Priscila Fulanetti, “esta lavanderia foi completamente renovada com o projeto e reforma. Não tem erro quando se opta por cores neutras que, neste caso, está presente em diversos elementos da lavanderia, como no piso porcelanato, armários em marcenaria e bancadas em granito com tanque embutido”.
9. Apesar do branco ser uma cor neutra, adicionar novas cores ajuda a tornar o espaço mais aconchegante
Para a arquiteta Fulanetti, a transformação resultou em um espaço gracioso, que acabou emoldurando a janela e criando um espaço incrível de relaxamento. “O piso em madeira combinado com tons neutros nas paredes permitiu destaque às cores e estampas escolhidas para o enxoval da cama”, completa.
10. Invista em um visual mais moderno, principalmente nos locais de convívio da casa
Mais uma vez o espelho foi responsável por conferir o grande diferencial do ambiente. “O espaço ganhou muita amplitude com a instalação de espelho e iluminação. A mesa em laca branca com cadeiras revestidas em tons neutros proporcionou estilo luxuoso à sala de jantar”, afirma Fulanetti.
11. O amadeirado, por ser um clássico na decoração, foi responsável por valorizar a sala
A estante de nichos conferiu estilo ao ambiente, a arquiteta Priscila Fulanetti comenta sobre o resultado final: “o foco fica na estante de nichos – cuidadosamente organizada e decorada. Este home office ganhou ar de sobriedade com a paleta de madeira escura com branco escolhida”.
12. É possível criar um ambiente clean e contemporâneo utilizando as cores certas
“O requinte proporcionado no resultado final se deve, em geral, pelo uso de espelhos, iluminação em sanca, cores neutras e aos rodapés altos, que deram amplitude à sala”, conclui Fulanetti.
13. A escolha certeira de espelhos e balcões pode mudar totalmente um banheiro
“Antes, um ambiente convencional e sem projeto, agora com um cuidado especial. O lavatório em mármore e gabinete em marcenaria substituiu o antigo lavatório com coluna, e o novo espelho com iluminação posterior complementou o projeto”, explica a arquiteta Fulanetti.
14. A transformação nesta sala foi peça-chave para um ambiente moderno e elegante
Para Fulanetti, o ambiente foi renovado totalmente: “tons claros, mobiliário moderno e revisão da iluminação trouxeram modernidade ao espaço. A poltrona azul em evidência é um ponto de destaque na decoração”.
15. Móveis embutidos na parede podem ser ótima pedida na mudança de visual
Priscila explica que a escolha por tons neutros permite abusar de cores no enxoval para trazer charme ao espaço.
16. Mais uma vez o balcão se tornou foco principal na mudança
“Troca total de revestimentos, peças sanitárias e acabamentos diferenciam o antes do depois. Esse banheiro foi refeito do zero, tudo de muito bom gosto e de cores e elementos neutros, agradando assim qualquer espectador ou usuário. O nicho na parede de fundo gera um charme especial, além de sua ótima funcionalidade, não corre o risco dos usuários baterem as costas ou o braço nas antigas prateleiras de vidro, deixando o box muito mais espaçoso. Outra mudança significativa é a bancada, que com uma ‘saia’ maior nos dá a impressão de um banheiro maior, e a cuba de apoio gera um alongamento na bancada longilínea”, explica Pompermayer.
17. Os locais de convívio da casa sempre merecem uma atenção maior
Segundo Sandra Pompermayer, o móvel e sofá foram mantidos após a transformação. O espaço recebeu apenas uma ambientação com novos adornos e acabamentos finos como quadros, vasos e plantas para ficar mais aconchegante.
18. A iluminação certa pode mudar totalmente um banheiro
“Os lavabos de antigamente recebiam revestimento cerâmico nas paredes, um hábito muito comum e usado como regra. Era sinônimo de higiene e limpeza, mas isso é ilusão. O mofo que surge no rejunte é excesso de água de quando se lava o revestimento e deixa o rejunte tão úmido que demora a secar. Hoje, percebeu-se que não há necessidade de um revestimento nas paredes para que se tenha higiene. É possível substituir o revestimento por uma tinta epóxi ou acrílica lavável, em lavabos o papel de parede é muito bem-vindo”, afirma Pompermayer.
19. O papel de parede é versátil e pode ser usado nas diferentes fases da criança
Neste caso, trata-se de uma mudança de uso do cômodo. Pompermayer explica que “o típico quarto de visitas recebeu uma reforma completa com a chegada de um bebê. Diferente do antes, com cores fortes nos adornos, o quarto recebeu cores em tons pastéis e um tapete para deixar mais o ambiente mais receptivo e quente”.
20. Os espelhos são peça-chave em ambientes como banheiros e salas
“Aqui temos uma troca total de revestimento, acabamentos e peças sanitárias. Ambiente todo novo. Nada foi reaproveitado, além dos pontos de hidráulica existente .A bancada com a saia maior aparece comum a cuba de sobrepor”, afirma Pompermayer.
21. É possível encontrar os mais diversos tipos de pendentes para decorar a sua sala
A arquiteta explica que a sala foi totalmente alterada nessa transformação. Desde o seu posicionamento até os móveis. “O sofá ganhou uma cor mais clara, neutra e que combina com tudo; a mesa de jantar foi posicionada em outra parede a frente de um espelho inteiriço o que gerou amplitude para o espaço; a parede recebeu um papel de parede e quadros novos; a iluminação escolhida realçou ainda mais os novos objetos, valorizando cada uma de suas principais características; a cortina antes muito pesada, no novo ambiente repaginado foi substituída por um tecido com caimento certo e pregas que valorizam o tecido. Na reforma a sala foi ampliada invadindo o espaço da sacada. Esse foi o motivo principal do ambiente ter ficado mais atrativo e espaçoso”.
22. A cozinha foi integrada à sala de forma contemporânea
“Espaços pequenos, quando mais abertos e sem paredes ficam visualmente melhor. Ao retirar as sancas de peso sobre a bancada, o ambiente ganhou maior leveza. Além disso, as cores escuras dos móveis que contrapõe com os tons claros nas bancadas e no piso deixou o ambiente mais confortável aos usuários”, diz Pompermayer.
23. O ideal é que o banheiro seja bem distribuído e o espaço não seja desperdiçado
Para Sandra Pompermayer, “em edifícios antigos os banheiros tendem a ser generosos, quase uma sala de banho. Neste caso, temos alguns problemas quanto as reformas: tubulações antigas e conexões com padrões novos de acabamentos difíceis de serem encontrados. O melhor a se fazer é trocar tudo, desde tubulação, até a parte elétrica, atualizando tudo aos novos padrões. Acredito que a dor de cabeça é muito menor. O valor gasto com adaptações e conectores acaba sendo muito mais alto do que fazer as devidas correções na infraestrutura. Neste caso, tudo foi trocado,banheiro novo, novo estilo e sem dores de cabeça com adaptações”.
24. Na dúvida, opte por elementos mais neutros para sua sala de estar
Pompermayer explica que claridade gera amplitude, o que fica evidente neste exemplo, em que a cortina clara junto à fita de LED embutida no cortineiro gera uma sensação de sala maior, mais comprida.
25. Lavabos também podem ganhar papéis de parede luxuosos
Aqui, houve uma troca de bancada para uma esculpida em granito, troca de iluminação, adição de espelho longilíneo em toda a extensão do banheiro gerando amplitude, adição de papel de parede clássico e acabamentos minimalistas. A transformação final fala por si: moderno, simples e elegante!”, diz Pompermayer.
26. Um interior bem mobiliado é capaz de mudar totalmente um espaço
Neste caso, foi apresentado um projeto tridimensional, que nos dá a sensação de como o ambiente realmente irá ficar. “Ao apresentar para o cliente essas imagens, que mais parecem fotos reais, o cliente já se imagina no espaço, podendo mudar cores e acabamentos antes da execução. Assim não surgem surpresas depois do serviço entregue”, explica Sandra Pompermayer.
27. A simplicidade na decoração pode evitar que os detalhes se tornem enjoativos ao longo do tempo
“Banheiros são os mais populares quando falamos em mudanças de antes e depois. E as diferentes transformações enchem os olhos. Neste ambiente, por exemplo, um banheiro espaçoso ganhou uma parede de revestimento tipo porcelanato amadeirado com um nicho no centro da parede, além de piso e acabamentos de parede novos. O espelho recuado da parede pode esconder um armário. A bancada, apesar de não ser muito grande, é suficiente para os afazeres básicos. As cores escolhidas possuem tons neutros acolhedores”, comenta Pompermayer.
28. A parede viva também pode ser adicionada longe do solo, ao final do muro
Quando procurar por um profissional para realizar sua reforma, é comum que seja feito um projeto tridimensional realista, Pompemayer explica. “Ao apresentar o projeto falamos para o cliente ‘É assim que vai ficar sua área de lazer’. O cliente se encanta e se tem algo que ele não gostou, já anotamos para que seja imediatamente alterado”.
29. Ouse no contraste de cores em ambientes amplos
“Sala de lareira totalmente renovada. Inclusive, a lareira que era do tipo convencional se tornou elétrica. O novo projeto deixou a sala de estar mais clássica e moderna, com a utilização de materiais tradicionais como granito e madeira em cores neutras. O contraste da cor escura nas paredes laterais do duto da lareira deixa o ambiente mais agradável. Já o tom bege nas paredes e a iluminação utilizada transmitem uma sensação de sofisticação”, segundo Pompemayer.
30. Utilize as sensações que a iluminação é capaz de gerar em um ambiente
Sandra comenta sobre o antes e depois desta sala de estar, que foi completamente repaginada “A sala ganhou novos móveis e iluminação em forro de gesso. No antes, temos uma estante toda fechada, bem antiga. Após a transformação, a sala recebeu um rack baixo, com linhas na horizontal alongando o ambiente. Não posso deixar de mencionar um elemento: os tons da paleta de cores utilizadas neste espaço são mantidas no antes e no depois, havendo alteração apenas na forma e característica dos objetos”
A redecoração permite que móveis e objetos sejam vistos de uma nova maneira, na maioria das vezes mais moderna e valorizada. Por exemplo, um móvel que acabou perdendo o seu uso ao longo do tempo, mas que pode ser substituído por outro artigo que agregue mais utilidade para o momento atual. Experimente, mude as cores das paredes, troque elementos de lugar ou até mesmo retire-os, o resultado pode ser uma atmosfera mais leve.
A correria do dia a dia acaba fazendo com que não tenhamos tempo suficiente para nos organizar, mas é importante lembrar que a forma com que um lugar da casa é composto acaba muitas vezes refletindo em nossos comportamentos. Um ambiente desorganizado influencia um estilo de vida confuso também. Por isso, invista de tempos em tempos em uma reforma sua casa, logo será possível notar os efeitos positivos em sua vida.