Jaru Online
Jaru, 25 de novembro de 2024

Tribunal de Justiça empossa Osny Claro como desembargador

Uma solenidade diferente de todas as que já aconteceram no Tribunal de Justiça de Rondônia marcou, na manhã desta segunda-feira, 29, a posse de Osny Claro de Oliveira Junior no cargo de desembargador, para preencher a vaga deixada em razão da aposentadoria do desembargador Walter Waltenberg Silva Junior. Como a maioria dos eventos acontecem atualmente, a sessão presencial foi restrita ao presidente e o empossando e sua esposa, porém com participação virtual dos demais membros da Corte.
posseOsnyO ritual também foi adaptado para a nova realidade da pandemia. Osny claro fez o juramento, assinou o livro de posse e recebeu a credencial de desembargador, além da  comenda “Colar do Mérito Judiciário” posicionado em frente à câmera que transmitia a sessão virtual. Tudo para evitar o contato físico recomendado pela autoridades de saúde. Todos os objetos utilizados foram dispostos em uma mesa para que o próprio magistrado pudesse manuseá-los.
O novo desembargador, Osny Claro de Oliveira Junior, foi saudado pelos colegas, que enalteceram a trajetória do então juiz e a sua atuação nas comarcas onde trabalhou, mencionando momentos agradáveis da convivência com o magistrado, especialmente sobre a sua afinidade com os equipamentos que, entre as décadas de 80 e 90, representavam o que havia de mais novo em termos de tecnologias musicais, como aparelhos compact disc digital a laser (CD) e, posteriormente DVDs. Também foram ressaltados detalhes  sobre sua bagagem cultural, como leituras,  gosto pelo cinema, e sua robusta formação jurídica.
desembargadoresposssevirtualNatural de Santos-SP,  Osny Claro de Oliveira Junior chegou em Rondônia aos dois anos de idade, em 1967, com os pais Osny Claro de Oliveira e Terezinha Marques Claro de Oliveira. Iniciou a sua vida escolar no Instituto Laura Vicuña e aos dez anos retornou com seus pais para a sua terra natal, onde cursou os ensinos médio e superior. Formado pela Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, retornou a Porto Velho em 1987 e, por dois anos, exerceu a advocacia.
posseOsny2Aprovado no 5º Concurso da magistratura de Rondônia, com posse em 7 de março de 1990, Osny  passa a integrar o Tribunal Pleno do Judiciário rondoniense no ano em que completa 30 anos de carreira, com atuação nas comarcas de Alta Floresta do Oeste, Costa Marques, Jaru e Ji-Paraná, sendo promovido para a comarca de Porto Velho em 1995, onde atuou, inicialmente, na Vara do Tribunal do Júri e posteriormente promovido à titular da 3ª Vara Cível de Porto Velho, onde permaneceu até a atual promoção. É pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral. Foi juiz eleitoral de primeiro grau e juiz membro do TRE de Rondônia, no biênio 1997/1998.
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Paulo Kiyochi Mori, deu boas vindas ao novo desembargador e fez suas as palavras dos demais colegas a respeito da competência de Osny Claro de Oliveira Junior, parabenizando-o e desejando-lhe felicidade e sucesso, junto aos seus familiares.
 collagePosseOsny2
Assessoria de Comunicação Institucional

COMPARTILHAR