A Secretaria do Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) divulgou nesta terça-feira (23) o calendário de pagamento do Programa AmpaRO. No total 48.175 famílias, que já estão cadastradas no Bolsa Família com renda de até R$ 89 poderão solicitar o benefício de três parcelas no valor de R$ 200.
Os pagamentos também serão disponibilizados por meio do aplicativo “Caixa Tem” da Caixa Econômica Federal.
O calendário inclui a prorrogação no período de inscrição para receber o benefício, que inicialmente ia até 29 de junho e agora foi estendido ao dia 30.
Confira o calendário do programa AmpaRO:
- 15 a 30 de junho: fase de inscrição no programa
- 30 de junho a 2 de julho: correções e último prazo para quem não conseguiu habilitar a inscrição
- 9 de julho: divulgação dos aprovados para receber o benefício
- 10 a 15 de julho: análise dos que não foram habilitados
- 16 a 19 julho: pagamento virtual (via app Caixa Tem)
- 20 a 31 de julho: saque do benefício pode ser feito na rede de lotéricas e, em último caso, nas agências da Caixa Econômica Federal. Objetivo é evitar aglomerações.
Para realizar a inscrição no Programa Amparo, que é feita exclusivamente pela internet no portal do Governo de Rondônia, o interessado precisa preencher os campos com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento. O sistema identifica automaticamente se a pessoa se enquadra nos requisitos e oferece a opção de confirmar a participação.
Durante o último fim de semana moradores de Porto Velho que tentavam efetuar as inscrições, informaram ao G1 sobre instabilidades na plataforma. A primeira-dama do estado e secretária da Seas, Luana Rocha, explicou que o problema foi provocado devido a manutenção no servidor.
“Depois que finalizar o dia 30 abriremos novamente o site para fazer as correções. Daremos mais dois dias para as pessoas que não conseguiram ter a habilitação tentarem novamente. Mas acredito que não vai ter mais problemas”, explicou a secretária.
Secretária Luana Rocha durante divulgação do calendário do programa AmpaRO — Foto: Jheniffer Núbia/G1
Pagamento
Para receber o pagamento do benefício, será aberta uma conta social digital no nome do usuário por meio do Governo do Estado. Na sequência, a pessoa precisa verificar se o nome está na lista dos beneficiários do programa, que será divulgado no dia 9 de julho. Conforme a Caixa, a pessoa não precisa se deslocar até uma agência. O objetivo do banco é evitar aglomerações.
Com o nome na lista, para receber o pagamento da primeira parcela, a pessoa terá que baixar no celular o aplicativo Caixa Tem. O pagamento está previsto para acontecer entre os dias 16 a 19 julho.
Dos dias 20 a 31 de julho as agências da Caixa Econômica Federal receberão apenas os que não conseguiram baixar o aplicativo para o saque do benefício.