Encontra-se em fase de implantação, o sistema de Energia Solar da Igreja Presbiteriana Renovada localizada no setor 04, em Jaru.
Nos próximos dias a instituição religiosa passará a ser autossustentável e terá uma economia de até 95% em sua conta de luz.
O pastor Antônio de Oliveira da Silva disse que optou pela micro geração de energia fotovoltaica, diante a possibilidade de conjugar a economia das despesas com energia elétrica e, contribuir ao mesmo tempo, com a sustentabilidade do planeta.
A micro usina fotovoltaica está sendo montada no telhado da igreja pela empresa Eletro Sol Norte, e conta com 52 painéis BYD com um potente inversor da marca Fronius, a usina gerará 1.850 kwh/mês.
O custo total do sistema se pagará com 39 meses do valor atual da fatura elétrica, e sua durabilidade é superior a 25 anos, período em que trará uma economia financeira acumulada de R$ 1,5 milhão.
Ao contribuir com a sustentabilidade do planeta, a Igreja Presbiteriana Renovada reduzirá a emissão de 308.411 kg CO2 na atmosfera, o equivale a 2.203 árvores plantadas.
Pastor Antônio, ressaltou todo seu desprendimento juntamente com os demais responsáveis pela instituição, os quais não medem esforços na busca de melhorias para igreja, que hoje conta com uma sede nova, ampla e confortável e autossustentável para servir seus fiéis.