Jaru Online
Jaru, 26 de outubro de 2024

Jaru: Centro de Convenções “Juca” será reinaugurado neste dia 20 com várias atrações

Várias atividades estão sendo programadas: Aulas de Teatro, Inauguração da Biblioteca Municipal “Martim Cererê” com 21 computadores com Internet, Exposição de Fotografias: Conhecendo a história de Jaru e Pintura em tela; Cinema Interativo, apresentações culturais, Apresentação do Relatório Selo Unicef e o Projeto “SEJUCEL Itinerante”.

A Secretaria Municipal de Educação, através da Secretária Ciderli Santana e sua equipe a frente os professores Uelton Salomão Coordenador Cultural, Ivonete Martins e Kemer, estão acelerando nas ações para que possa estar tudo pronto na próxima segunda-feira, dia 20 de Junho, a partir das 13h30. Onde acontecerá a Reinauguração do Centro de Convenções “Juca” de Jaru, que não estava efetivamente funcionando.

Em parceria com a SEMCEL – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, CMDCA, SEMTAS, WS Associação e Rádio Interativa estão sendo preparadas várias atividades culturais tais como:

1 – Aulas de Teatro, com turmas 3ª e 5ª manhã e tarde para toda comunidade a partir dos 7 anos, que serão ministradas pelo Professor de Artes Welliton Sales.

2 – Funcionamento da Biblioteca Municipal “Martins Cererê” informatizada com 21 computadores; onde será desenvolvido o Projeto Incentivo a Leitura, com a Educação Infantil, leituras dramatizadas, totalmente climatizada em parceria com a SEMCEL Jaru, Secretário Marcelo Machado Soares.

3- Exposição permanente de Fotografias: “Conhecendo a história de Jaru”; fotos da cidade, sua evolução, a cultura e o esporte na década de 80 e 90.

4 – Exposições Temporárias de Pintura em Tela – “Marlene Loira” nossa artesã Jaruense, estará expondo 15 quadros pintados no decorrer de sua carreira artística.

5 – Exposição permanente, cópias “50 quadros (pintura em tela) mais famosos do mundo”.

6 – Apresentações do Relatório Selo UNICEF, em parceria com o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente e da SEMTAS; que estará servindo um coquetel logo após o término do evento.

7 – Cinema Interativo, quando os alunos das Escolas estiverem visitando o Centro de Convenções em dias pré-determinados, será preparado um filme de acordo com a faixa etária, pipoca, sucos em parceria com a Rádio Interativa.

Agradecimentos especiais a Papelaria Teixeira, Papelaria Dinâmica, Refrigeração Trevo, China Pinturas, Supermercado Irmãos Gonçalves, Imagem Adesivos, Trius Comunicação Visual, Márcia Flores e C&, Art Stúdio Fotos, Eu que fiz Artesanato, Rei do Pano, G&M Madeiras, Serralheria Moreira, Top Toner, WS Associação, Edirlei Vieira – Arquitetura e Urbanismo, Teniel Decorações.

Neste mesmo dia também teremos a participação da SEJUCEL com o Projeto “SEJUCEL Itinerante”, idealizado pela Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, há ser executado pela Coordenação de Cultura em parceria com a Coordenação de Juventude e Coordenação de Esporte e Lazer.

Através de ação direta junto aos segmentos culturais buscar adquirir subsídios necessários ao fomento da cultura nas dez micro-regiões do Estado, proporcionando o envolvimento dos agentes culturais, juntos as demais ações realizadas em cada município, mais especificamente no âmbito da Cultura, Esporte, Juventude e Lazer.

O projeto dará suporte a II Conferência Estadual de Cultura, ampliando a rede de contatos, cadastros, discussões e debates, bem como, contribuirá para difusão das políticas públicas no âmbito do Esporte e da Juventude.

Objetivo Geral:

Subsidiar a difusão das Políticas Culturais, do Esporte e da Juventude nas dez micro-regiões do Estado de Rondônia, através do controle das informações, diálogo, debates, obtenção de dados que possam subsidiar as ações políticas, administrativas e executivas as SEJUCEL.

ARTESANATO: P.A.B. — Programa do Artesanato Brasileiro tem como finalidade a geração de trabalho e renda para o artesão, além de “coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como, desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal, no entendimento de que artesanato é empreendedorismo”. O P.A.B. é também responsável pela elaboração de políticas públicas em nível nacional para o setor do artesanato.

AÇÕES ARTESANATO

Cadastro dos Artesãos no P.A.B. – Programa do Artesanato Brasileiro em todos os Municípios.

Cadastrar os artesãos exercendo o controle sobre os mesmos, com a finalidade emitir a Carteira de Identificação Federal, para que os mesmos tenham acesso a informações e ao exercício de seus direitos e reconhecimento enquanto categoria profissional.

Necessário para os artesãos se cadastrarem:

1) xerox do CPF, RG e comprovante de residência (precisa esta nome da pessoa)

2) uma fotos 3×4

3) peças de artesanato prontas e uma outra semi pronta para confecção na presença do Coordenador do PAB

4) uma peça pronta embalada e identificada com nome do artesão, email caso tenha, telefone para contato para amostra da vitrine do PAB

 

SOBRE A CARTEIRA

01 – É a identidade do artesão e do no Brasil;
02 – É gratuita;
03 – É válida por 4 anos;
04 – Dá isenção de ICMS na comercialização dos produtos artesanais;
05 – Permite que o artesão comercialize o seu produto com sua nota fiscal avulsa;
06 – Ajuda o artesão a conseguir o transporte de seus produtos para as feiras estaduais e nacionais;
07 – Insere o artesão no Sistema de Cadastro do Programa do Artesanato Brasileiro – SICAB;
08 – Pode em algumas instituições financeiras ser utilizada como comprovante de emprego e renda;
09 – Possibilita a participação em feiras regionais, nacionais e internacionais;
10 – No Estado de Rondônia a Carteira Nacional do Artesão, é emitida exclusivamente pela Coordenação do PAB de Rondônia, na SEJUCEL.

LEI CULTURA VIVA: É a primeira política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura.

A sociedade brasileira é beneficiaria dessa Política Nacional que prioriza os povos, grupos, comunidades e populações que estão em situação de vulnerabilidade social, com reduzido acesso aos meios de produção, registro, fruição e difusão de sua cultura, e que demandam maior reconhecimento de seus direitos humanos, sociais e culturais. Garantindo o pleno exercício dos direitos culturais aos cidadãos brasileiros e estimulando o protagonismo, a gestão pública compartilhada das políticas públicas da cultura, amparada em mecanismos democráticos de diálogo e participação.

Qualquer duvida entrar em contato pelo telefone 9977 1767, 9229 1402 com Uelton Salomão Coordenador Cultural de Jaru ou 3216 5131 ou 9245 4468 e falar com Wéllida Sodré Coordenadora do Projeto SEJUCEL ITINERANTE.

Os produtores culturais Jaruense estão buscando parcerias no comércio em geral, Associação Comercial para que nesta próxima semana possam trazer o Grupo de Teatro Evolução de Porto Velho para fazerem sua apresentação em Jaru.

O grupo de teatro Evolução apresentará a peça, “Os bichos também amam”, os atores André Ribeiro, Carina Tainá, Eules Lycaon e Danny Moschini estão em cartaz desde 12 de março. Direcionado para o público infantil, a encenação mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie.

O projeto ‘Temporada na Praça’ é um trabalho que está sendo desenvolvido desde 2009 pelo grupo. Objetivo é mostrar que é possível ensinar educação de higiene pessoal e preservação do meio ambiente com momentos de descontração.

O espetáculo conta a história da cachorra Bolota. A peça mostra os princípios da  educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente.

12

lado fora

os_bichos grupo Evolução teatro


COMPARTILHAR