A série “Momento Nossa História” encerra hoje a publicação de parte da história construída pelas emissoras de rádio no município de Jaru com a Rádio Central AM 1510 khz, única emissora em Amplitude Modulada que fez parte da comunicação radiofônica local. A emissora não está no ar no momento, mas, historicamente vale o registro pela contribuição dada durante o período de funcionamento.
Mesmo que por pouco tempo, a Central AM 1510 khz, foi a única emissora dentro do sistema AM (Amplitude Modulada), a fazer parte da história de Jaru. A abreviatura khz é um pouco desconhecida para a maioria da população, mas se trata abreviação de Quilohertz, palavra que se refere à unidade usada para medir frequências de muitos tipos de ondas, como as ondas de rádio e as sonoras.
A emissora iniciou o seu funcionamento em Jaru em novembro de 2015 no mesmo prédio onde também funciona a Nova Jaru FM. Durante o período em que esteve no ar, contou com diversos profissionais, entre eles, Vagner Rosa, Patrick Ribeiro, Rangner Andrade e Marco Antônio Bertolácio que, além de apresentador, atuou na direção da rádio.
A rádio Central AM permaneceu no ar por aproximadamente um ano e depois deixou de apresentar a sua programação. A autorização para o uso de radiofrequência da emissora foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 1º de julho de 2010, mas a Outorga foi autorizada bem antes: em 15 de maio de 2002 por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A partir da próxima segunda-feira (22), as publicações relacionadas à comunicação jaruense serão direcionadas aos canais de televisão. O critério definido para publicação será a ordem numérica dos canais sendo assim as duas primeiras reportagens abordarão a história do Canal 07 (de forma conjunta Rádio e TV Anary) e na terça-feira (23) com a história da TV Candelária / SIC TV.
Na quarta-feira (24), os internautas acompanharão os acontecimentos relacionados ao Canal 10 (Rede Amazônica). No dia 25 (quinta-feira) será a vez do Canal 13 (TV Cidade). Na sexta-feira (26), último dia da publicação relacionada aos canais de TV locais, haverá algumas publicações extras. Além de abordar a história do Canal 41 (TV Allamanda), o texto vai destacar outros pontos pertinentes ao meio televiso jaruense.
Fonte: Elias Gonçalves