Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Momento Nossa História: Interativa FM

Após abordar parte da história das rádios Massa FM (91.1), Nova Jaru FM (94.1) e Plan FM (94.9), a série “Momento Nossa História” resgata hoje destaca hoje alguns dos momentos mais importantes da Rádio Comunitária Interativa FM (105.9).

Fundada em 11 de junho de 1998, com a finalidade e ideal da promoção educacional, cultural, ambiental, artístico, esportivo, científico, informativo e de comunicação social. Assim surgiu a Rádio Interativa FM em Jaru, sintonizada inicialmente de forma experimental na frequência 88.1 e depois em caráter definitivo em 105.9. A emissora tem como lema o espírito de união e desenvolvimento da comunidade jaruense, sem a interferência de qualquer alegação que possa ferir os princípios da liberdade de expressão e o intuito de contribuir com a formação da cidadania e melhor atender as reivindicações da comunidade local.

A fundação da Rádio Interativa contou com a participação de diversos articuladores, entre eles o então Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaru, Juscimar Telek, bem como dos demais participantes da instituição. Membros como Reneci Baquer, Florentino Ferreira da Rocha, Cícero Ferreira de Queiroz, João Vidigal Guimarães, Itamar Lopes Manoel, entre muitos outros cidadãos jaruenses, participaram ativamente das ações que culminaram com a implantação da emissora na cidade. A rádio conta também outros articuladores ligados a entidades representativas, entre eles a Associação das Lavadeiras e Empregadas Domésticas, Conselho Comunitário, cooperativas, igrejas, sindicatos de servidores públicos e o Conselho Municipal de Saúde.

A programação da Interativa FM é bastante eclética e procura atingir todos os públicos. Em 12 de fevereiro de 2005 a emissora estreou o Jornal Interativo às 12 horas. O programa jornalístico foi formatado pelos radialistas Robert Muracami e Omar Antônio da Cunha em uma reunião realizada na casa de Omar alguns dias antes da estreia e desde o seu início tem se destacado pela linha imparcial adotada na pauta das informações transmitidas aos ouvintes. Tempos depois, o Jornal Interativo passou a ser exibido a partir das 7 horas da manhã com a repercussão dos principais acontecimentos da cidade, além de entrevistas e a reprise da sessão que ocorre na Câmara Municipal às segundas-feiras no dia seguinte.

Em 08 de março de 2007, o programa passou a contar com o quadro “Esporte Interativo” apresentado pelo radialista Edelson Tornado. Com duração entre dez e quinze minutos, o ouvinte tem a oportunidade de, já nas primeiras horas da manhã, tomar conhecimento dos principais acontecimentos esportivos não apenas na área futebolística, mas também em outras modalidades de interesse geral e no âmbito municipal, uma vez que os eventos locais ganham notoriedade com notícias, entrevistas e espaço para os esportistas divulgarem os principais acontecimentos dentro da referida área. Outro ponto alto é o momento “curiosidades do esporte”, onde, são apresentados diversos fatos curiosos dentro do campo abordado.

A emissora conta programas musicais que contemplam vários estilos, além de atrações comandadas por entidades sindicais, religiosas e representantes do setor feminino. Periodicamente a Interativa FM realiza, em parceria com outros órgãos, o projeto Interativa no Seu Bairro, Recuperação do Rio Mororó, Web Music, Garota Interativa, entre tantos outros, com atividades esportivas, culturais e que visam a conscientização da população. A ação cultural da rádio ultrapassou as fronteiras urbanas de Jaru e chegou aos distritos de Tarilândia, Jaruaru (subdistrito), Santa Cruz da Serra, Bom Jesus e em outros municípios, tais como: Theobroma e Governador Jorge Teixeira. A realização da Copa Interativa, passeios ciclísticos e a Corrida de São João, implantação da Área de Preservação Permanente (APP) Dona Iraci e Criação da ONG Evitando a Poluição do Meio Ambiente, a EPA, sendo essa última no ano de 2005.

Durante o período compreendido entre 1998 e 2010, a Interativa FM esteve situada em um prédio localizado à Rua João Batista que fora doado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O primeiro diretor foi o radialista Nilson Inácio da Silva (1972-2004), conhecimento popularmente como Quenn. Com a morte de Quenn, em 24 de novembro de 2004, a rádio passou a ser administrada pelo ex-componente da Banda Swing & Country Cirilo Rodrigues. Além de Nilson da Silva, a equipe de profissionais da Interativa FM que começou os trabalhos na emissora foi composta por Omar Antônio da Cunha (Antônio Carlos), Gilson Fagner, Joelito Barbosa, Hilário José, Patrick Ribeiro, Toninho Rocha e Anilson Rocha, sendo este último já integrante de uma segunda etapa. Em seguida outros profissionais também passaram pela rádio, além de talentos que foram revelados na própria estação radiofônica. A cada quatro anos, uma nova diretoria é eleita para conduzir a administração da rádio.

Um dos projetos da Interativa FM, o programa “Papo Cabeça” foi apresentado por alguns anos ao vivo direto de escolas públicas de Jaru. Conduzida de forma descontraída, a programação contava com muita música e entrevistas com alunos e profissionais em geral direto das unidades escolares. Tudo era transmitido em tempo real e os pais de alguns estudantes poderiam acompanhar em seus próprios lares o desempenho dos filhos no meio radiofônico.

Planejando construir suas próprias instalações, a Interativa FM funcionou no prédio da Comunidade São Benedito de 2010 a 2014. A sede própria foi inaugurada em 30 de agosto de 2014 em um terreno doado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Com isso, a emissora passou a funcionar à Avenida Brasil, próximo à Rua João Batista. Cinco entidades são sócio-proprietárias da rádio: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jaru (STTR), Paróquia São João Batista, Sindicato dos Servidores Municipais de Jaru (Sindsmuj), Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Rondônia (Sindsef-RO) e Igreja Luterana de Jaru.

A Rádio Interativa FM realiza diversos ações importantes junto à comunidade jaruense que é parceira da emissora sempre que necessário. O trabalho desenvolvido tem alcançado resultados promissores e a audiência tem superado as metas imaginadas devido, principalmente, à responsabilidade da estação radiofônica em suas ações.

Nota do autor: Esta publicação trata-se de uma história resumida da Rádio Interativa FM (105.9). Muitos outros personagens ajudaram a emissora na construção de sua história. Sendo assim, é possível que personagens considerados importantes, mesmo que, despretensiosamente, não tenham aparecido no presente texto. Os dados apresentados servem apenas com uma das fontes a serem pesquisadas e que, em conjunto com outros registros, igualmente necessários, ajudarão o leitor a formar o próprio conceito sobre a emissora, além de conhecer parte de sua importante trajetória.

Conheça as obras produzidas pelo escritor Elias Gonçalves das seguintes formas: pelo WhatsApp no link https://umzap.com/ELIASGONCALVES, pelo telefone (69) 9 9241-8033, ou através do Facebook, por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.facebook.com/eliasgpjaru

Fonte: Elias Gonçalves


COMPARTILHAR