Após a divulgação da história da Rádio Meridional FM (91.1), a Série Momento Nossa História publica hoje a trajetória da Nova Jaru FM, emissora que possui uma significativa audiência em Jaru em Região.
Em outubro de 2001 a frequência 94.1 voltou ao rádio jaruense com a denominação Sociedade Jaru de Rádio e Televisão Ltda. A empresa foi constituída em 26 de outubro de 1999 com a finalidade de exploração de serviço de Radiodifusão adotando o nome “Nova Jaru FM”. Inicialmente a rádio funcionou em um prédio situado à Rua Governador Jorge Teixeira nas proximidades da Avenida Dom Pedro I e a antena transmissora estava localizada no alto da Rua Jorge Teixeira, a uma distância de duas quadras do local dos estúdios. Reis Fernandes foi convidado para fazer parte da equipe da rádio e, desde então, apresentava o “Viola Cabocla” das 4 às 8 da manhã de segunda a sábado, onde trabalhou até a véspera de seu falecimento ocorrido em 23 de setembro de 2018. Com a morte de Reis Fernandes, o titular do programa anteriormente apresentado por ele na emissora passou a ser o radialista Valdemir Pereira até junho de 2019. Em seguida o “Viola Cabocla” foi extinto e Pereira passou a apresentar no mesmo horário o programa “Brasil Sertanejo”, continuando assim na mesma linha musical.
Para prestarem uma homenagem ao saudoso Reis Fernandes, os veículos de comunicação radiofônica de Jaru realizaram no dia 24 de setembro de 2018 uma programação especial em cadeia de rádio com a participação de familiares, profissionais do ramo e amigos do radialista. A exibição ocorreu no mesmo horário em que Reis apresentava o “Viola Cabocla” há vinte e nove anos, onde o mesmo fazia questão de enfatizar que estava “derramando alegria no seu rádio”. Uma comoção e dor tomou conta de Jaru na despedida do radialista, algo a ser lembrado por muitos anos devido à competência de Reis em suas ações.
A história do saudoso Reis Fernandes em Jaru possui uma grande ligação com a Rádio e Televisão Anary e, sendo assim, parte de sua trajetória, será abordada em conjunta com a história dos primeiros canais de rádio e televisão, respectivamente, que existiram no município.
Voltando aos primeiros anos da Nova Jaru FM, percebe-se que o vertiginoso progresso do Estado de Rondônia com o surgimento de novas localidades houve o aumento de demanda e a necessidade tanto de expansão, quanto de adequação. Tendo com o objetivo modernizar as suas instalações para melhor atender ao público, a rádio reinaugurou a sua nova sede totalmente redimensionada em 26 de fevereiro de 2003 ao lado do mesmo terreno onde se localiza a torre da emissora.
As mudanças que aconteceram à época não ficaram restritas apenas ao aspecto físico, pois houve um significativo aumento de público devido ao alcance da emissora. A rádio contratou novos profissionais, entre radialistas, repórteres e jornalistas e proporcionou aos ouvintes uma grade diária bastante dinâmica com jornalismo, músicas variadas, além de programas direcionados especificamente ao público religioso. “Abrindo o Jogo”, o primeiro programa jornalístico da emissora foi ancorado inicialmente pelo radialista Ivan Gonzaga (1951-2012). Clique aqui e conheça a história de Ivan Gonzaga em reportagem do escritor Elias Gonçalves e também em vídeo narrada por ele mesmo durante uma entrevista concedida à Rádio Comunitária Interativa FM (105.9).
Durante o período compreendido entre dezembro de 2005 ao início de 2008, o jornal foi apresentado pelos radialistas Anísio Mendes e Eduardo Gomes. Com a saída de Eduardo Gomes da emissora, Anísio apresentou o “Abrindo o Jogo” de forma solo por algum tempo, até a chegada do radialista Hamilton Alves que, assumiu a titularidade do programa. Desde então o “Abrindo o Jogo” tem conquistado uma grande audiência na Região figurando entre os programas radiofônicos mais vistos. Durante a apresentou do programa, Hamilton Alves já contou com a participação do também radialista Rangner Andrade apresentando notícias policiais e também com participações no estúdio do programa e nas ruas ouvindo os anseios da população e cobrando providências do poder público.
A próxima publicação da Série “Momento Nossa História” abordará a história da Plan FM (94.9), antiga FM do Povo.