O drive-thru montado para testagem rápida do novo coronavírus neste sábado (6), em Porto Velho, teve fila de carros. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), dois mil testes foram aplicados e garantiu que não houve tumultos.
A testagem foi exclusiva para quem sentiu sintomas de gripe por mais de sete dias e ocorreu no estacionamento do Palácio Rio Madeira.
O atendimento foi feito pela Sesau com a apoio do Exército Brasileiro. Uma equipe de reportagem da Rede Amazônica chegou no local por volta das 7h30 e já tinha fila para testagem.
Foram montadas três tendas e o esquema para atendimento seguiu assim:
- 1º tenda: é feita a triagem. Profissionais da saúde colhem os dados dos paciente que apresentarem os sintomas do Sars-Cov-2 com sete ou mais dias. Ainda nesta tenda, já é coletada uma amostra de sangue para o teste;
- 2ª tenda: outra equipe de saúde faz o trabalho de conscientização, ainda sem o resultado do teste, aos cuidados que a pessoa deve ter, como o uso frequente da máscara, evitar aglomerações, lavar a mãos, e usar álcool em gel;
- 3ª tenda: a pessoa recebe o resultado do exame. Caso dê positivo, recebe um kit com medicamentos com cloroquina e azitromicina. A partir daí, segunda Sesau, o paciente passa a ser acompanhado pelo Call Center, com equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O percurso entre a primeira e a última tenda durava cerca de 15 minutos, tempo para que o resultado do exame fica pronto.
De acordo com a Sesau, 903 pessoas testaram positivo para Covid-19 em três dias da ação “Mapeia Rondônia”. No total, 7.702 testes foram aplicados neste período.