Jaru Online
Jaru, 30 de abril de 2024

Pesquisadores estão desenvolvendo máscara que detecta Covid-19

Uma máscara capaz de detectar se a pessoa está infectada com o novo coronavírus está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O equipamento de proteção individual terá uma luz fluorescente que se acenderá sempre que um individuo infectado tossir ou espirrar.

“A máscara poderá ser usada até em aeroportos, quando passamos pela segurança, ou enquanto esperamos para entrar em um avião. Nós poderemos usá-la para ir trabalhar. Hospitais poderão usar em pessoas nas salas de espera, ou para avaliar quem está infectado”, afirmou Jim Collins, do MIT, ao site Business Insider.

Apesar de estar em fase inicial, o projeto mostrou resultados promissores em alguns testes. A expectativa é verificar já nas próximas semanas a eficácia do equipamento na prática.

Os pesquisadores se basearam numa tecnologia desenvolvida em 2014  por cientistas do MIT na qual sensores criados em laboratório eram capazes de detectar o Eboa uma vez congelado em papel. Em 2018, os sensores passaram a também identificar SARS, sarampo, influenza, hepatite C, entre outros.

Os sensores funcionam da seguinte forma. A umidade da saliva é congelada pelo equipamento no momento em que o indivíduo a expele. Na sequência, a própria máscara consegue identificar o sequenciamento genético do vírus. O resultado sairá entre uma a três horas.

 

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

  • Ótima (47%)
  • Ruim (28%)
  • Boa (13%)
  • Regular (11%)

Total de Participantes:: 9.185

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR