Um relatório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) aponta a possibilidade de fechamento de quatro das sete unidades da instituição em Rondônia em virtude da recente medida adotada pelo Governo Federal em relação aos recursos do Sistema S,cortando em 50% a arrecadação compulsória destinada ao Senac, pelos próximos três meses.. O documento também destaca que mais de 5 mil atendimentos devem deixar de ser oferecidos à comunidade e cerca de 50 colaboradores devem ser demitidos, caso as unidades sejam fechadas.
O documento foi recebido com temeridade pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaru, Ednilso Oliveira. Diante desse cenário, o presidente da ACIJ buscou o apoio do prefeito João Gonçalves Junior, para envidar esforços e as medidas necessárias para a permanência do Senac em Jaru.
Ednilso e o prefeito Junior Gonçalves estiveram reunidos com a técnica em Orientação Profissional Neidilane Estevão Siqueira Sena para reforçar o compromisso com a manutenção do Senac em Jaru.
– O Senac atende e qualifica as pessoas que menos tem condições de pagar por cursos. São essas pessoas que vão ficar desassistidas. Não podemos permitir o fechamento de nenhuma dessas unidades, as quais prestam um grande serviço na qualificação das pessoas – destaca o presidente da ACIJ.
O ponto destacado no relatório do Senac/RO é a possibilidade de mudanças na forma de arrecadação dos recursos usados para a manutenção da instituição através de matéria legislativa no Congresso Nacional. Nesse ponto, o presidente da ACIJ se comprometeu em enviar ofícios para a bancada federal de Rondônia no Congresso alertando dos riscos.