Se a prática de exercícios físicos é uma recomendação geral dos médicos, a medida se torna ainda mais importante durante a pandemia de coronavírus. As atividades físicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, caso do Covid-19.
O Coronavírus ainda não tem cura, e igual as gripes, é o seu sistema imunológico que se encarrega de elimina-lo.
É importante levar em conta, no entanto, as recomendações das autoridades de saúde para evitar a propagação da doença, entre elas a de não sair de casa. Uma alternativa é utilizar apps fitness com treinos e exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, como em sua residência.
“Os hábitos de vida saudável devem ser seguidos a todo momento. Nós precisamos de um sistema imunológico competente para combater as infecções no momento certo, como o coronavírus. Não existe nenhuma recomendação para interromper os exercícios físicos, pelo contrário, deve-se manter a saúde e os hábitos saudáveis principalmente neste momento”, explica o infectologista Pablo Sebastian.
O sistema imunológico serve como uma proteção. Ele representa a defesa de nosso corpo contra doenças, vírus e bactérias. Por este motivo, é necessário mantê-lo forte, e a atividade física, uma boa alimentação e a hidratação são os principais responsáveis por este processo.
Segundo alguns estudos, a prática de atividade física deixa mais eficiente os linfócitos T, células entre as principais em todo o trabalho de imunidade do corpo contra processos infecciosos, além de contribuir com a saúde mental nos dias de confinamento.
Aprenda alguns exercícios que você pode fazer em sua casa:
Algumas opções de atividade são o yoga, caminhada, pilates, porém você pode escolher qualquer outra opção que o inspire.