Jaru Online
Jaru, 23 de outubro de 2024

Autismo: Centro multidisciplinar realiza inclusão social com crianças

CMMAA awas - Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor em Porto Velho, RO (Foto: Mary Porfiro/G1)
CMMAA awas – Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor em Porto Velho, RO (Foto: Mary Porfiro/G1)

Criado há três anos, o Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor (CMMAA), atende atualmente 20 crianças, entre 4 e 16 anos, que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEC), em Porto Velho. A instituição foi fundada em junho de 2012 e é sustentada pela Associação Wesleyana de Ação Social (AWAS). De acordo com a coordenadora do centro, Marxelene Bezerra, o projeto nasceu com o objetivo de incluir os autistas na sociedade.

nossas crianças precisam desse cuidado, e sabemos que para alguns pais pagarem esses tratamentos custa caro”
Marxelene Bezerra, coordenadora do CMMAA

Conforme Marxelene, os atendimentos são realizados de segunda a sexta, pela parte da tarde e no sábado pela parte da manhã. “Temos uma equipe multidisciplinar, todos voluntários, cerca de 30 a 40 pessoas nos ajudam. Nosso principal objetivo é avançar cada vez mais, e conviver em sociedade, para que sejam exercidos seus direitos, por isso visamos auxiliar no processo de inclusão social e escolar”, explicou Marxelene. Segundo a coordenadora, a equipe de voluntários é formada por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e educadores físicos.

Tarde de Amor
Ainda de acordo com Marxelene, os profissionais doam uma ‘tarde de amor’ para atender as crianças que frequentam o centro multidisciplinar.

“Eles não doam somente o trabalho profissional, mas tudo que eles fazem é com amor, pois nossas crianças precisam desse cuidado, e sabemos que para alguns pais pagarem esses tratamentos custa caro, podendo chegar a R$ 2 mil por mês, por isso somos conscientes que nem toda família teria condições”, explica.

Para as crianças serem atendidas no CMMAA, a assistente social da instituição analisa a situação financeira da família. “Sabemos que nem todos poderão ser beneficiados, mas queremos que aqueles que precisam sejam atendidos com os tratamentos oferecidos”, explicou Marxelene.

Parque de recreação para divertir as crianças que fazem tratamento no CMMAA de Porto Velho, RO (Foto: Mary Porfiro/G1)
Parque de recreação para divertir as crianças
que fazem tratamento no CMMAA de Porto Velho
(Foto: Mary Porfiro/G1)

Ações
Em comemoração ao dia Mundial de Conscientização do Autismo, o centro está promovendo uma exposição de fotos e um stand de informações no Porto Velho Shopping, desde sexta-feira (1º), e continua neste fim de semana, das 10h ás 17h. O objetivo das fotos é mostrar o lado lúdicos das crianças.

“Queremos mostrar como as nossas crianças são felizes e contentes de um modo que a sociedade não ver, por isso oferecemos o stand de informações no qual poderemos esclarecer dúvidas sobre o autismo”, disse Marxelene.

O centro desenvolverá também a ‘Soltura de balões’, que segundo a organização, comemorará o Dia Mundial de Conscientização do Autismo Mundial, e cada balão simboliza uma família. A ação será realizada na tarde do sábado (2), às 17h, no estacionamento shopping da capital.

Colaboração: Hosana Morais


COMPARTILHAR