Jaru Online
Jaru, 23 de outubro de 2024

Carreta do Hospital de Câncer de Barretos inicia atendimentos em RO

As mulheres de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, que ganharam exames de mamografia em comemoração ao Dia da Mulher (dia 8 de maio), começaram na manhã de quinta-feira (31) a receber os atendimentos. Durante os três primeiros dias, as indígenas serão examinadas e em seguida o atendimento será destinado às mulheres da cidade. A carreta do Hospital de Câncer de Barretos (SP) fica em Cacoal até quinta-feira (7).

Carreta Hospital de Câncer Cacoal (Foto: Magda Oliveira/G1)
Carreta do Hospital de Câncer fica em Cacoal até a quinta (7) (Foto: Magda Oliveira/G1)

Na quinta, sexta (1) e segunda-feira (4), os atendimentos serão destinados às indígenas. Durante esses três dias, cerca de 33 índias de 52 etnias que compreendem o polo base de Cacoal irão fazer os exames de mamografia e papanicolau. De acordo com a enfermeira responsável pela Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), Ivana Bueno Stocco, as índias passaram por uma triagem para a realização dos exames.

“Nós separamos as índias com idades entre 40 e 69 anos. Não colocamos casos de câncer na família como pré-requisito, pois nas indígenas do polo base de Cacoal, ainda não houve nenhum registro de câncer de mama ou de colo de útero”, afirmou Ivana.

Carreta Hospital de Câncer Cacoal (Foto: Magda Oliveira/G1)

Indígenas foram as primeiras a ser atendidas pela
carreta (Foto: Magda Oliveira/G1)

As demais mulheres de Cacoal irão passar pelos exames de terça a quinta-feira. Para serem selecionadas, essas mulheres passarão por uma triagem no dia 7 de maio, nas Unidades Básicas de Saúde de Cacoal. Segundo a enfermeira responsável pela unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos, Marcela Araújo Amorim, esse é o primeiro ano que a carreta visita o município. Em Rondônia, existem duas unidades, que ficam em Porto Velho e Ji-Paraná.

“A Unidade de Ji-Paraná atende de Jaru a Vilhena. É uma unidade moderna, climatizada e com um aparelho digital. Nele, nós fazemos os exames de mamografia e de papanicolau, caso seja necessário. Essas mulheres são encaminhadas a Porto Velho para a realização de exames complementares”, explicou.

Os exames demoraram cerca de 45 dias para ficar prontos, pois são laudados por médicos especialistas do Hospital do Câncer de Barretos. No dia 8 de abril, a carreta irá realizar atendimentos em Ministro Andreazza.


COMPARTILHAR