Jaru Online
Jaru, 23 de outubro de 2024

A SEMMA vem a público explicar sobre o questionamento do ex-secretário quanto ao descarte de resíduo hospitalar

20160331114535A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vem a público explicar sobre o questionamento do ex-secretário da Semma, quanto ao descarte de resíduo hospitalar, divulgado neste veículo de comunicação.
O atual secretário de meio ambiente, Eziber Pereira, esclareceu que, a incineração dentro dessas manilhas não é a prática correta para o destino final do lixo hospitalar. Contudo, segundo ele, essa foi a alternativa encontrada pelo então secretário Chiquinho – na época em que estava a frente da secretária, com o conhecimento de autoridades, inclusive o Ministério Público, até que se contratasse uma empresa especializada para fazer o destino correto.
Segundo Eziber, esse local, apesar de não ser o ideal, é um espaço aberto e longe de residências. “Felizmente não será mais utilizado para essa finalidade” comemorou.
O secretário disse que assumiu a Semma em 12 de janeiro desse ano. “Logo que entrei na prefeitura e ao tomar ciência do caso, priorizei esse impasse. Corremos contra o tempo para a contratação urgente dessa empresa. E em pouco mais de dois meses, conseguimos finalizar todo o processo”, explicou o secretário.
Eziber ressaltou ainda que, foi contratada uma empresa, de Ji-Paraná, através do consórcio publico Intermunicipal, sendo que a partir desta sexta-feira (1º), começa entregar as bombonas no Hospital Municipal (HM) e postos de saúde, para o descarte do resíduo.
O secretário municipal de saúde, Antônio Vitorino Bezerra Filho, reiterou que a empresa também mandará uma engenheira ambiental para acompanhar os procedimentos, e constatar a real demanda das unidades e ver quantas bombonas vão precisar e quantos dias precisarão para fazer o transporte. De acordo com o secretário, todo procedimento já foi informado ao Ministério Público, antecipadamente.


COMPARTILHAR