Jaru Online
Jaru, 22 de outubro de 2024

Governo apresenta proposta para professores em greve Ji-Paraná, RO

Servidores se reúnem no Sintero, em Ji-Paraná, para discutir melhorias e a proposta apresentada pelo Governo do Estado.. (Foto: Pâmela Fernandes/G1)
Servidores se reuniram no Sintero, em Ji-Paraná, para discutir a proposta apresentada pelo Governo do Estado. (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

Centenas de professores da rede de ensino estadual aderiram à greve em Ji-Paraná,  cidade a 370 quilômetros de Porto Velho. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero), todas as escolas do município têm representantes na greve.

Muitos professores deixaram as salas de aula nesta semana para reivindicar avanços na área. Segundo o Sintero, a manifestação dos professores é por melhorias, mas não apenas salariais. Os educadores requerem do governo melhores condições de trabalho e a não terceirização de alguns setores nas escolas, como exemplo, a merenda escolar.

O governo do Estado fez uma proposta aos servidores, que garante um aumento da gratificação dos servidores de R$ 280,00 para R$ 620,00 tanto para professores como para orientadores e supervisores. Também propõe que em agosto se torne possível a inclusão do Auxilio Educação de 10% para todos os servidores da Educação, incluindo técnicos.

A diretora regional do Sintero, Noemia de Oliveira Silva, contou que a proposta do governo foi aceita pelos servidores, mas com algumas ressalvas. “Vamos entregar uma contraposta com as ressalvas do que o governo nos ofereceu. Mas o que, definitivamente, não é aceito pelos servidores é a terceirização”, afirmou.

Segundo a diretora, não estão paralisados todos os servidores, muitos professores, principalmente os que têm contrato emergencial, continuam normalmente suas aulas. A greve deve seguir até a próxima quinta (17).


COMPARTILHAR