Jaru Online
Jaru, 22 de outubro de 2024

Vaza na web versão sensacionalista do Jornal Nacional

Imagine estar assistindo o jornal enquanto janta, como faz todos os dias. De repente, aparecem imagens de assaltante sendo queimado vivo por uma população em fúria, uma chamada de gente morrendo como ‘sopa de presunto’ ou uma notícia tratando de políticos corruptos e os chamando de ‘larápios’. Pois bem, esse jornal existiu. Exatamente, o Jornal Nacional foi assim um dia e vazou na internet no último final de semana. Mas claro que tudo não passou de uma brincadeira.

Gravado em 1998, o Jornal Nacional versão Aqui Agora nunca foi ao ar. Trata-se apenas de uma escalada (as manchetes de um telejornal) em que William Bonner e seu então colega de bancada, Carlos Nascimento, liam falsas notícias como se o então engessadíssimo JN fosse o telejornal popularesco do SBT. Com 37 segundos, o vídeo vazou de dentro da Globo e foi parar no YouTube. Ontem, a emissora retirou as imagens da rede social de vídeos.
Reprodução/TV Globo

Reprodução/TV Globo

A Globo confirma a autenticidade desse vídeo e de um outro semelhante, com enunciados pretensamente intelectualizados que poderiam ter sido escritos por um sociólogo ou pelo personagem “revolucionário” do humorístico Tá no Ar. Segundo a Globo, os vídeos foram produzidos para um evento interno, em que a Central Globo de Jornalismo se apresentou às demais áreas da emissora. Foram encomendados por Evandro Carlos de Andrade (1931-2001), então diretor-geral de jornalismo, ao jornalista Ernesto Rodrigues. A ideia era mostrar internamente como poderia ser o JN se o telejornal não seguisse os princípios jornalísticos da emissora.

Rodrigues produziu uma escalada sensacionalista com as seguintes manchetes, lidas em jogral por Bonner e Nascimento: “Povo revoltado cerca assaltantes e taca fogo nele [com imagens de um homem sendo queimado vivo]; Burocrata americano é acusado de ser larápio, reúne a imprensa e [mostra o ex-deputado Budd Dwyer dando um tiro na boca, em 1986 _imagem que a Globo não mostrou na época]; Sopa de presunto depois de acidente no Golfo Pérsico; Vingança na delegacia: Irmão da vítima se revolta e vira bate-estaca [com imagens de um homem pisoteando outro, no chão]; A coisa está feia nas ruas da Libéria [com imagem de um homem sendo executado]; Casal em perigo vai para o abraço em pleno Hyde Park, mas a polícia chega e acaba com a brincadeira [com imagens de um casal transando em um parque]; Veja, se você for macho, aqui, agora, no Jornal Nacional”.

https://www.youtube.com/watch?v=IIGvvnXOzfI


COMPARTILHAR