Jaru Online
Jaru, 22 de outubro de 2024

Doula reproduz em grávidas desenhos de ultrasonografia e paisagens em RO

Talita finalizada o desenho do bebê encaixando na barriga da mamãe Cristiana de 29 anos (Foto: Hosana Morais/G1)
Talita finalizada o desenho do bebê encaixado na barriga da mamãe Cristiana (Foto: Hosana Morais/G1)

Talento, sensibilidade, criatividade e leveza nos traços são marcas registradas de Talita Silveira, que pinta barriga de mulheres grávidas há dois anos em Porto Velho e é procurada por gestantes da região para diversas ocasiões. Aos 30 anos, ela é mãe, artista e doula, profissional que oferece suporte afetivo, físico, emocional e de conhecimento para as mulheres antes, durante e/ou depois do parto. (veja galeria)

Talita contou ao G1 que sempre teve um lado artístico aflorado. Desde pequena gostava de desenhar e sonhou em ser até tatuadora. Com as surpresas da vida, incluindo a segunda gravidez, a artista informou que tudo teve início em um curso de doula, em que a pintura era uma simples atividade. Mal sabia que se tornaria um ofício do qual recebe notoriedade com o trabalho que desenvolve.

“No curso que fiz de doula, tivemos que desenhar um bebezinho no período do termo, que é quando a mãe já tem 37 semanas. Na época, eu desenhei um bebê bem feio em uma amiga, mais pouco depois eu vi na internet pessoas fazendo flores em barrigas e comecei a praticar. Percebi que eu conseguia desenhar e pouco depois já desenhava o bebezinho da ultrassom”, contou Talita.

Talita também pinta árvores, flores, mandalas e bebês nas barrigas (Foto: Talita Silveira/ Arquivo Pessoal)A engenheira agrícola, Cristiana Souza, pediu o desenho de um bebê na barriga e curtiu a ideia de ter o pequeno Cauã, de 36 semanas, estampado do lado de fora do ventre. “Nunca tinha visto esse tipo de trabalho e curti muito. Como não sou daqui, vou mandar as fotos para os meus familiares, espero que eles também gostem”, disse Cristiana.Natural da Bahia, a engenheira afirmou que, como quer ter parto natural, conheceu Talita em um grupo de uma rede social que dá dicas a respeito. Neste grupo, são dados conselhos para as mães e, principalmente, para as mamães de primeira viagem. “Acabei conhecendo Talita em um dos eventos realizados pelo grupo e me encantei                                                                                                                pelo trabalho dela, tanto que estou aqui”, relembra.

Talita também pinta árvores, flores, entre outros

temas (Foto: Talita Silveira/ Arquivo Pessoal)

A engenheira agrícola, Cristiana Souza, pediu o desenho de um bebê na barriga e curtiu a ideia de ter o pequeno Cauã, de 36 semanas, estampado do lado de fora do ventre. “Nunca tinha visto esse tipo de trabalho e curti muito. Como não sou daqui, vou mandar as fotos para os meus familiares, espero que eles também gostem”, disse Cristiana.

Natural da Bahia, a engenheira afirmou que, como quer ter parto natural, conheceu Talita em um grupo de uma rede social que dá dicas a respeito. Neste grupo, são dados conselhos para as mães e, principalmente, para as mamães de primeira viagem. “Acabei conhecendo Talita em um dos eventos realizados pelo grupo e me encantei pelo trabalho dela, tanto que estou aqui”, relembra.

De acordo com a artista, os desenhos costumam variar entre flores, pequenas paisagens, mandalas indianas, balões e os bebês em posição encaixada, deixando a arte linda.

“Considero-me uma artista autoditada, pois aprendi tudo sozinha. Pinto barrigas com todo o carinho, reproduzindo ao máximo possível o desenho escolhido”, esclareceu Talita.

Além de desenhar outras grávidas, Talita faz desenhos na própria barriga, de 16 semanas. “Este trabalho é muito gostoso. Posso me pintar sozinha e ainda pintar mamães que estão à espera de seus filhos, pois qualquer mulher que esteja grávida pode fazer pintura de barriga”, disse Talita.

Talita usa tinta colormake que não dá alergia em mulheres grávidas (Foto: Hosana Morais/G1)Profissionalização
A jovem ainda não tem um curso especializado, mas viajará em maio para fazer um em São Paulo (SP). “Eu faço desenho olhando eles pela tela do celular e reproduzindo nas barrigas, mais daqui dois meses vou fazer uma capacitação em SP para me aperfeiçoar na área e conhecer mais sobre pinturas em barriga”, explicou Talita.

O tempo de cada pintura demora conforme o  tamanho do desenho, mas segundo a doula, costuma ser de 40 minutos até duas horas.  “Uso uma tinta que pode ser utilizada em rosto e não dá alergia. Uso maquiagem de rosto e também tintas florescentes, pois posso corrigir sem machucar a barriga da mãe ou do bebê esperado, se caso eu borrar. A cliente pode ficar como desejar, sentada ou até deitada”, afirmou Talita.

A jovem tem sido contratada frequentemente para chás de bebê e ensaios fotográficos. “As amigas da grávida sempre me procuram para dar a pintura de presente ou as próprias gestantes, pois desejam eternizar o momento”, enfatiza.

As mães interessadas no trabalho da artista Talita Silveira podem encontrá-la nas redes sociais ou pelo telefone (69) 8131-9127. O valor dos desenhos custam a partir de R$ 70.

As mães grávidas sempre pedem o bebê encaixado afirma Talita (Foto: Talita Silveira/ Arquivo Pessoal)
As mães grávidas sempre pedem o bebê encaixado afirma Talita (Foto: Talita Silveira/ Arquivo Pessoal)

COMPARTILHAR