Jaru Online
Jaru, 27 de outubro de 2024

Índia de 81 anos cria dicionário para salvar o idioma de sua tribo

Há pouco mais de 500 anos, quase 50 mil membros da tribo Wukchumi residiam na região que hoje faz parte do Condado de Tulare, na Califórnia. Com a chegada dos colonizadores europeus, o clã foi perdendo sua população e sua identidade. Hoje, estima-se que a tribo Wukchumi tenha apenas 200 membros.

A índia Marie Wilcox, de 81 anos, é a última fluente no idioma Wukchumi. Usando um computador, ela e a filha Jennifer começaram a preparar um dicionário do dialeto, com o objetivo de não deixar a língua se perder para sempre. Em 2014, elas terminaram o léxico e agora preparam uma versão em áudio do vocabulário.

O áudio-dicionário será muito bem-vindo, já que a filha aprendeu o idioma com a mãe e as duas estão lecionando o dialeto para jovens Wukchumi, concretizando o sonho de Marie de resgatar e imortalizar a língua nativa da tribo.

A organização Global Oneness Project foi ao seio da tribo Wukchumi mostrar os esforços das índias. As filmagens renderam o documentário Marie’s Dictionary, que pode ser assistido gratuitamente pelo YouTube.

Confira abaixo o documentário em curta-metragem (com áudio e legenda em inglês):

*Com supervisão de Cláudia Fusco


COMPARTILHAR