Um estaleiro “improvisado” foi encontrado nesta segunda-feira (27) durante uma operação que objetiva coibir a extração irregular de minérios no rio Madeira, em Porto Velho, perto do porto Cai N’Água. Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), o estabelecimento foi autuado e embargado. Outras quatro dragas também foram apreendidas.
A ação entre a PMA, o Exército Brasileiro e a Secretaria de Meio Ambiental (Sedam) começou no último fim de semana. A PMA informou que os trabalhos continuam e que devem se estender durante os próximos dias.
Com a apreensão desta segunda, sobe para 16 o número de dragas irregulares utilizadas na extração de minérios encontradas pelas equipes.
Estaleiro e mais 4 dragas são encontrados durante operação no rio Madeira em Porto Velho
Conforme a PMA, o estaleiro, que era usado era utilizado na realização de reparos, reformas e montagem de dragas, não tinha licença ambiental e, com o embargo e a autuação, fica impedido de funcionar até liberação judicial.
Quatro pessoas, identificadas como responsáveis pelas dragas, assinaram um termo circunstanciado e foram liberadas na sequência.
Operação da Polícia Ambiental é realizada no rio Madeira — Foto: PMA/Divulgação
No último domingo (26), 10 pessoas foram presas e outras 18 autuadas. As audiências estão marcadas para fevereiro. Além das prisões, mais de mil gramas de mercúrio e quase 400 gramas de outro foram encontradas. No início da operação, duas pessoas foram detidas.
Os materiais apreendidos foram levados à Delegacia da Polícia Federal (PF). De acordo com a autoridades, a operação rio Madeira é realizada a pedido do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Ministério Público Federal (MPF).