O fazendeiro Hiram Alves de Cristo, de 42 anos, foi morto a tiros no final da manhã desta segunda-feira (08), o crime ocorreu na porteira da Fazenda Esperança, de sua propriedade, localizada no distrito de Três Coqueiros, município de Campo Novo de Rondônia. De acordo com informações da PM, a vítima chegava na porteira com uma caminhonete e no banco do passageiro estava um funcionário, ambos foram rendidos por três encapuzados com roupas camufladas e armados que perguntaram se algum dos ocupantes do veículo se chamava Hiram, ambos responderam que não, então os criminosos passaram a revirar a caminhonete e encontraram um documento de identificação com o nome de Hiram, no mesmo instante deram uma coronhada na cabeça do funcionário e ordenaram que ele saísse do local, em seguida executaram Hiram. O local do crime não foi preservado para perícia e o corpo removido por familiares até o IML em Ariquemes. A polícia militar esteve na propriedade e encontrou cápsulas de calibre 9mm e .38.
De acordo com informações apuradas, Hiram era proprietário de outra fazenda comprada a pouco tempo na região da Gleba Rio Alto, a respectiva propriedade fica localizada ao lado da Fazenda Fluminense, no município de Monte Negro, área de invasões violentas. A polícia não descarta a hipótese do crime estar ligado a interesses de grupos invasores. A vítima também possuia propriedades no município de Ji-Paraná.
Nos últimos quatro anos o Estado pouco fez para controlar a onda de invasões de terras na região do Vale do Jamari, em especial nos municípios de Monte Negro, Buritis, Campo Novo e Alto Paraíso, a situação na região é muito delicada, as invasões tem causado aumento da criminalidade também nas cidades.
Fonte: Rondônia Vip