O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) negou o pedido de liberdade de uma mulher, de 38 anos, suspeita de tráfico de drogas. Ela foi presa no bairro Jardim Eldorado, em Vilhena(RO), quando seguia em um táxi para a cidade de Cerejeiras, no último dia 8 de janeiro. De acordo com a Polícia Militar (PM), com ela foram encontrados 250 gramas de maconha dentro de uma sacola com limões.
A decisão foi da 1ª Câmara Criminal do TJ-RO, publicada nesta semana, mantendo a decisão da 2ª Vara Criminal de Vilhena, que decretou a prisão preventiva da mulher. A defesa afirmou que a suspeita é inocente e que teria recebido a sacola com limões de um homem, para ser entregue à mãe dele. Ainda argumentou que a quantidade de droga apreendida era pequena e que a cliente possui os requisitos legais para a concessão da liberdade.
No entanto, o TJ-RO considerou que não ficou demonstrado abuso de poder, nem ilegalidade na prisão. Além disso, salientou que a prisão foi decretada por conveniência da instrução criminal.
O caso
A PM abordou o veículo e observou que a mulher ficou nervosa. Os militares revistaram a bagagem e encontraram a droga dentro de uma sacola com limões. Ela disse que morava em Cerejeiras e que comprou a droga por R$ 400 de um rapaz, em Vilhena. A pedido da polícia, ela ligou para o homem e combinou um encontro.
Em uma lanchonete, na frente do hospital do município, o suspeito também foi preso e confessou que vendeu a droga para a mulher. Na casa dele, a PM encontrou mais dois pacotes de maconha. Ambos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e encaminhados para unidades prisionais do município.