Jaru Online
Jaru, 27 de novembro de 2024

‘A barreira já desmoronou uma vez nessa casa, mas não atingiu ninguém’, diz homem ferido em deslizamento no Recife

Uma das vítimas do deslizamento que deixou cinco mortos, três feridos e duas pessoas desaparecidas, em Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, contou que não é a primeira vez que a casa foi atingida por uma barreira. Segundo Luiz Tadeu Costa, de 56 anos, que ficou ferido no acidente desta terça-feira (24), um caso semelhante aconteceu há dez anos na mesma residência, mas não atingiu ninguém.

“A barreira já desmoronou uma vez nessa casa, ela era desprotegida. Aí não teve jeito. Caiu na casa, mas não atingiu ninguém. Era época de chuva”, contou.

Na época, a Defesa Civil do Recife construiu um murro de arrimo. “Para o outro lado, tem mais barreiras que são cobertas apenas por lona. O plástico é levado pelo vento. São muitas barreiras ao redor”, afirmou Luiz.

Luiz Tadeu Costa, de 56 anos, ficou ferido em deslizamento de barreira ocorrido nesta terça-feira (24) no Recife — Foto: TV Globo/ReproduçãoLuiz Tadeu Costa, de 56 anos, ficou ferido em deslizamento de barreira ocorrido nesta terça-feira (24) no Recife — Foto: TV Globo/Reprodução

Luiz Tadeu Costa, de 56 anos, ficou ferido em deslizamento de barreira ocorrido nesta terça-feira (24) no Recife — Foto: TV Globo/Reprodução

Nesta terça (24), não chovia no momento do deslizamento da barreira. Moradores da área relataram que dois canos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estouraram e o vazamento, iniciado às 2h, teria feito a barreira deslizar. Técnicos da Compesa e da Defesa Civil do Recife foram ao local.

De acordo com Luiz, é comum ter vazamento de água nas barreiras e no meio da rua nessa região. “Ontem [segunda, 23], os bombeiros viram que tinha água jorrando e nem estava chovendo”, disse.

Luiz Tadeu é marido de Cristina Gomes da Silva, que também ficou ferida no acidente — Foto: Arquivo pessoalLuiz Tadeu é marido de Cristina Gomes da Silva, que também ficou ferida no acidente — Foto: Arquivo pessoal

Luiz Tadeu é marido de Cristina Gomes da Silva, que também ficou ferida no acidente — Foto: Arquivo pessoal

Após o deslizamento, Luiz foi socorrido para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, onde recebeu alta na manhã desta terça (24). Ele é marido de Cristina Gomes da Silva, de 43 anos, que também ficou ferida e foi levada para o Hospital da Restauração, no Centro da cidade. O quadro clínico dela é estável, segundo a unidade de saúde.

O vizinho de Luiz, Otoniel Simião da Silva, de 57 anos, também ficou ferido no deslizamento. “Ele está em estado de choque porque perdeu a esposa. Foi preciso dopar para fazer raio-x. Ele levou uma pancada no ombro”, contou sobre os exames. O estado de saúde de Otoniel não foi divulgado até a última atualização desta matéria.

Bombeiros buscam duas mulheres que estariam soterradas por barreira que deslizou no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco PressBombeiros buscam duas mulheres que estariam soterradas por barreira que deslizou no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Bombeiros buscam duas mulheres que estariam soterradas por barreira que deslizou no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Outras vítimas

O deslizamento da barreira em Dois Unidos resultou na morte de Lucimar Alves, de 50 anos, e de Daffyne Kauane Alves, de 9 anos, neta dela; de Emanuel Henrique de França, de 25 anos, Érica Virgínia, de 19 anos, e Érick Junior, de 2 meses, respectivamente, pai, mãe e filho. O Corpo de Bombeiros está em busca de duas mulheres que estariam em uma das casas atingidas (veja vídeo abaixo).


COMPARTILHAR