Jaru Online
Jaru, 19 de janeiro de 2025

Polícia Civil em Vilhena, RO, é comunicada sobre prisão de brasileiro

A Polícia Civil de Vilhena (RO), cidade do Cone Sul, foi comunicada oficialmente nesta semana sobre a prisão do brasileiro Marcos Antônio de Oliveira Ferreira, na Argentina, após se entregar à polícia na sede de uma emissora de televisão, na província de Santiago del Estero. O homem é apontado como autor de um duplo homicídio ocorrido na zona rural do município no início de 2013.

O Delegado Alirio Avelino da Silva Junior, que acompanhou as investigações do crime, recebeu esta semana um ofício do Poder Judiciário local informando sobre a prisão de Marcos Antônio de Oliveira Ferreira, que estava foragido. “Eu simplesmente fui comunicado, para poder juntar esse ofício na cópia do inquérito porque o inquérito original já está devidamente relatado e nas mãos do Ministério Público”, declarou.

A prisão de Marcos Antônio foi confirmada na semana passada pelo Consulado Brasileiro em Córdoba e desde então o brasileiro está sob custódia da polícia argentina. “Na verdade a comunicação não foi para a gente providenciar a extradição, porque isso é atribuição da Presidência da República. Foi um ofício que é direcionado para o Delegado Regional da Interpol, que é um delegado federal, para intermediar essa extradição, que é via diplomática pelo Itamaraty”, esclareceu Alirio.

Itamaraty
Ao G1 a assessoria de imprensa do Gabinete do Ministério das Relações Exteriores explicou que, como etapa prévia ao processo de extradição, o Juizado Penal de Santiago del Estero (Argentina) já recebeu, do escritório da Interpol, em Buenos Aires, a informação que confirma constar Ordem de Detenção para o brasileiro.

Segundo a assessoria, uma vez que o juizado brasileiro competente confirme o pedido, a Interpol deverá colocar a busca em código vermelho. “Em seguida, a magistrada de Santiago del Estero se declarará incompetente e a causa passará à competência da Justiça Federal Argentina, onde será iniciado o processo de extradição para o Brasil”, explicou a assessoria.

Entrevista na TV
Na sede da emissora do Canal 7, em Santiago del Estero, noroeste da Argentina, Marcos concedeu uma entrevista e disse que se entregou no canal de TV porque estava sendo acusado injustamente de vários crimes.

Ele admitiu ser procurado pelas autoridades policiais e estar foragido há quatro anos. No vídeo, Marcos confessou ainda ter matado uma pessoa, mas já teria pago por tal ato. Pai de quatro filhos, ele ainda completa dizendo que não consegue mais ficar longe da família.

Repercussão na imprensa argentina
Os principais veículos de comunicação da Argentina repercutiram a prisão de Marcos. O “El Liberal” destacou que a Interpol e o Consulado do Brasil interviram no caso. O jornal diz que o suspeito se entregou no edifício de uma emissora de televisão após ficar foragido por três anos.

Já o também argentino “Clarín” destacou a entrevista concedida por Marcos no canal de televisão. A publicação apontou que Marcos teria se entregado por sugestão de um pastor evangélico.

Crime
Segundo boletim de ocorrência registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Vilhena, o duplo homicídio aconteceu na Linha 135, Chácara 12, no dia 1° de janeiro. Na ocasião, a Polícia Militar encontrou os corpos de José Carlos Alves de Almeida e Fabiana Pereira de Souza.

A mulher apresentava uma lesão na cabeça e estava do lado de fora da casa. O corpo do homem estava dentro da residência apresentava um ferimento no olho direito. Os corpos já se encontravam em estado de rigidez cadavérica, levando a crer que os homicídios aconteceram durante a noite anterior, em 31 de dezembro de 2012.


COMPARTILHAR